Página inicial > Ultimas Notícias > Decano do Conselho Universitário assume Reitoria da UFPA

Decano do Conselho Universitário assume Reitoria da UFPA

• Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 13h11

Tadeu Oliver Divulgação UFPA

O relógio marcava pouco mais de 7h40 da manhã, quando o professor Tadeu Oliver, 71 anos, chegou à Reitoria da Universidade Federal do Pará. Acompanhado da esposa, Terezinha Valim, e da filha, Natália Valim, ambas também professoras da UFPA, o docente dirigiu-se diretamente ao gabinete da Reitoria, no qual se reuniu com a equipe mais próxima e passou a manhã despachando. O decano do Conselho Universitário (Consun) assumiu interinamente o cargo de reitor da maior universidade da Pan-Amazônia, na madrugada do último domingo, 11, quando findou o prazo da portaria que colocou o vice-reitor, Gilmar Silva, como reitor em exercício.

“Farei 72 anos em novembro e estou tendo a difícil missão, como decano do Conselho Universitário, de defender a autonomia da nossa universidade e protegê-la. Temos que exigir que o professor Emmanuel Tourinho e Gilmar Silva sejam nomeados pela Presidência da República, porque, assim, a comunidade universitária decidiu e o Consun referendou. Minha missão principal, no que espero ser um curto período como reitor, é lutar pela nomeação dos professores Emmanuel e Gilmar. Naturalmente que a Universidade não pode parar – tenho a obrigação ética e moral de preservar essa casa por todos os avanços alcançados nos últimos 40 anos, em prol de todos, independentemente de classe social, opção sexual. Nós temos de defender a Universidade porque ela é do Pará. Essa universidade é da Amazônia e precisa ser respeitada!”, declarou.

Tadeu Oliver alunos indígenas Divulgação UFPAAlunos indígenas da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da Universidade Federal do Pará deram as boas-vindas ao reitor interino. “O senhor traz um legado enorme à UFPA e à história”, disse Tel Guajajara, liderança indígena da Associação. “Queremos [alunos indígenas] transformar nossas vidas através da Educação e, para isso acontecer, precisamos de companheiros e companheiras que lutem conosco. A Reitoria da UFPA é isso para nós. Queremos o que é nosso por direito. Ocupamos esse espaço hoje para fazer essa saudação ao senhor e dizer que lutaremos muito para permanecermos aqui”, afirmou.

“Votamos no projeto que mais nos representou, que foi a chapa dos professores Emmanuel e Gilmar, e brigaremos pela Democracia e para que nossa decisão seja respeitada”, finalizou, em referência aos vencedores da consulta à comunidade acadêmica. O nome de Emmanuel Tourinho encabeça a lista tríplice, encaminhada ao Ministério da Educação em 17 de julho. Mas, diante da indefinição, assume, interinamente e em caráter inédito, o decano do Conselho Universitário, colegiado máximo da Universidade Federal do Pará.

44 anos a serviço da UFPA -Tadeu Oliver iniciou sua longeva carreira na Instituição como professor colaborador, no segundo semestre de 1976. Um ano depois, era efetivado. Com formação em Licenciatura em Matemática, pela UFPA, Oliver é mestre e doutor em Educação Matemática (Formação de professores) pela Unicamp.

Texto e foto: Divulgação Reitoria