Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Serviço Social divulga edital de seleção para mestrado e doutorado

• Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 17h43

ppgss divulgação 2

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFPA publicou o edital do processo seletivo para a turma de 2021 do mestrado acadêmico e do doutorado. Serão disponibilizadas 21 vagas para o mestrado e nove vagas para o doutorado, em três linhas de pesquisa.  As inscrições iniciam na próxima semana, dia 21 de outubro, e seguem até 4 de novembro.

Estão sendo ofertadas vagas para as seguintes linhas de pesquisa: Serviço Social e Políticas Sociais na Amazônia; Serviço Social e Trabalho na Amazônia; Serviço Social e Direitos  Humanos na Amazônia. Das vagas, oito serão reservadas para ações afirmativas, sendo quatro para cada modalidade. Uma vaga é reservada para pessoas com deficiência; e três, para pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou quilombolas, uma para cada situação. Condições de deficiência devem ser comprovadas com laudo médico, enquanto autodeclarações devem ser enviados em formato PDF e assinadas, de acordo com os anexos do edital.

Além disso, uma vaga de cada modalidade será reservada para servidores da UFPA, e uma de cada modalidade será reservada para servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá (IFAP) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Inscrições - As inscrições serão realizadas no período de 21 de outubro a 4 de novembro, no SIGAA. Candidatos do mestrado devem incluir os seguintes documentos: diploma de ensino superior (caso o diploma tenha sido obtido no exterior, ele deve estar devidamente revalidado no Brasil); formulário de inscrição devidamente preenchido; cópia da cédula de identidade ou outro documento oficial de identificação com foto e CPF; cópia do Histórico Escolar; Curriculum Vitae, somente no modelo LATTES/CNPq; carta do candidato ao programa, informando disponibilidade de tempo e motivos pelos quais pretende matricular, indicando obrigatoriamente o nome de três professores orientadores da mesma linha de pesquisa.

Candidatos concorrentes em ações afirmativas devem apresentar o laudo médico pericial (candidatos com deficiência) ou autodeclaração (candidatos negros, indígenas ou quilombolas). Candidatos que sejam servidores da UFPA, do IFAP ou da UNIFAP devem apresentar contracheque ou outro documento comprobatório de vínculo.

Candidatos para o doutorado devem apresentar os mesmos documentos, além de possuir o título de Mestre em Serviço Social ou nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins, obtido em curso de mestrado reconhecido pela Capes.

Processo seletivo - A seleção tem três etapas. A primeira, eliminatória, é a análise de artigo inédito. O artigo deve consistir em texto sobre determinado tema cujas motivações partam da trajetória acadêmica ou profissional, sendo articuladas à bibliografia de referência, ou sobre uma questão apresentada pelo autor, sendo articulada à bibliografia.

A segunda etapa, também eliminatória, é a análise do pré-projeto (para candidatos ao mestrado) ou projeto de pesquisa (para candidatos ao doutorado). Os  projetos devem seguir alguma das linhas de pesquisa ofertadas no edital.

A terceira e última etapa, classificatória, é a análise do Currículo Lattes do candidato, que deve vir acompanhado dos comprovantes das atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos (de 2015 até agosto de 2020).

O resultado final estará disponível na página do programa, dia 12 de janeiro de 2021.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação PPGSS