Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA promove live de intercâmbio cultural com Cabo Verde

Projeto da UFPA promove live de intercâmbio cultural com Cabo Verde

• Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h10

intercâmbio Cabo Verde

O Projeto de Extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém – Pará - Brasil e Cabo Verde” realiza sua segunda live no dia 29 de outubro, às 19h. Depois de discutir o empreendedorismo feminino na música, no início deste mês, o  tema agora será “Políticas públicas de turismo e cultura como fatores de aproximação entre Belém do Pará e Cabo Verde”.  A transmissão será pela página de Facebook do Empactur - Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo/UFPA e  pelo Youtube da M.M. Produções.

O encontro contará com dois convidados: o músico multi-instrumentista Manuel di Cadinho, de Cabo Verde; e o professor Paulo Moreira Pinto, coordenador do projeto, desenvolvido pela Faculdade de Turismo (Factur) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A mediação será de Inês Silveira, Bacharel em Turismo.

O Projeto “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém – Pará - Brasil e Cabo Verde” vem sendo realizado desde 2019, com a promoção de encontros culturais e acadêmicos entre Belém e Cabo Verde. “Somos culturalmente muito semelhantes em nossa constituição demográfica. A presença da matriz africana está em nossos ritmos musicais, na gastronomia, no sincretismo religioso etc. ”, explica o professor Paulo Pinto.

intercâmbio Cabo Verde Candinho

Durante a live, Manuel di Candinho vai compartilhar uma visão mais ampla sobre as políticas de turismo viáveis em países tão culturais, como Cabo Verde e o Brasil.  Ano passado, o músico esteve em Belém, participando do intercâmbio e apresentou ritmos tradicionais de seu país, como o Funaná, a Coladeira e a Morna, o que proporcionou uma troca musical com músicos da guitarrada paraense. Ele considera o intercâmbio com o Brasil muito importante para novos aprendizados para Cabo Verde.

“Penso que devemos intensificar mais esta troca de experiências, sobretudo no setor da cultura, para que os brasileiros conheçam mais sobre Cabo Verde. Vejo que os cabo-verdianos conhecem mais do Brasil do que vice-versa. Isso porque o Brasil ganhou projeção mundial cedo. Cabo Verde só agora está sendo mais conhecido, e isso é graças à música”, diz Manuel di Candinho.

Turismo em Cabo Verde - Tendo consciência de que seu país é, por natureza, turístico por causa de seu clima e belas praias, que podem ser acessadas a qualquer época do ano, Manuel di Candinho chama atenção também para este novo movimento que vem surgindo com a procura do público por um turismo cultural.

Cabo Verde tem investido também na realização de eventos como o AME – Atlantic Music Expo, criado em 2014, que atrai artistas e empresários, além de turistas, de todo o mundo. Este ano, por causa da pandemia, o evento foi cancelado, mas já tem data para ser realizado em abril de 2021.

intercâmbio Cabo Verde Paulo PintoConexões das experiências - Além do viés cultural, o intercâmbio entre Brasil e Cabo Verde tem se firmado também por meio das conexões do ensino e da pesquisa. Na primeira versão do projeto, Paulo Pinto integrou a comitiva do projeto que viajou a Cabo Verde, representando a Universidade Federal do Pará (UFPA), e participou de uma extensa programação, que acabou sendo finalizada com a firmação de um protocolo de intenções para a troca de experiências entre a UFPA e a UNICV nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão.

O curso de Turismo da UFPA tem mais de 40 anos de existência e conta com um grupo de professores que atua além da sala de aula, na extensão e na pesquisa, em busca de alternativas ao turismo de massa, para um turismo mais sustentável.

“Não cabem dúvidas que o setor de turismo foi um dos mais afetado pela pandemia, uma vez que o isolamento social não permite o deslocamento humano, mas o que vemos, como Factur, é que o turismo interno, aquele que acontece dentro dos limites dos territórios politicamente adotados, tem uma tendência ao crescimento e aumento do fluxo”, ressalta o professor.

O Turismo Cultural acredita na valorização do patrimônio cultural, material e imaterial. Combate os impactos negativos do turismo “predador” com o fortalecimento da memória, da história, dos hábitos e dos costumes. “Sem esses atrativos culturais, naturais etc., não haverá deslocamento turístico. As pessoas não viajam para conhecer lugares nos quais não haja um resquício, pelo menos, dessa memória para ser apreciada”, afirma Paulo Pinto.

Serviço

Live “Políticas públicas de turismo e cultura como fatores de aproximação entre Belém do Pará e Cabo Verde”

Data: 29 de outubro

Horário: às 19h

Plataformas de acesso: Facebook do Empactur – Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo da UFPA e Youtube da M.M. Produções.

Texto e arte: Divulgação