Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário coloca em debate os desafios do ensino e da aprendizagem de dança no ambiente virtual

• Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 16h22

Pesquisa em Dança

A Faculdade de Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar, no período de 12 a 20 de novembro, o XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Dança. O objetivo da realização é fomentar a pesquisa e a produção do conhecimento acadêmico em dança no estado do Pará, além de promover um espaço de compartilhamento, apreensão e propagação do pensamento em dança produzido no ambiente acadêmico. As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do evento.

Em sua décima terceira edição, evento acontecerá totalmente on-line e terá como tema “Corpo, presença e virtualidade: Desafios e dimensões do ensinar, pensar e fazer dança em rede”. De acordo com a professora Waldete Brito, a ideia é ampliar as discussões sobre a complexidade da Dança como área de conhecimento, por meio da promoção de diálogos entre artistas, estudantes, professores e pesquisadores da Dança e de áreas afins, sobre a condição do ensino, da pesquisa e do fazer artístico diante do contexto atual de pandemia.

"O ensino das artes sempre acompanhou a dimensão da condição humana em todo o aspecto sociopolítico e, neste século, não seria diferente. Neste momento de grandes mudanças provocadas pela pandemia, a humanidade precisou se reinventar em todas as suas demandas relevantes da sua existência. O distanciamento social vem contribuindo de forma exponencial para o contato virtual. O desafio e as adaptações estão postas, e é tempo de se reinventar e seguir com as partilhas de conhecimentos, técnicas de ensino e aprendizagem, mesmo em tempos de pandemia, é preciso seguir naquilo que nos é possível", esclarece.

Corpo em movimento - A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é  a manifestação artística que utiliza o corpo e a mente como instrumento criativo. Inserida no processo educacional, a dança não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas em contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer o processo de construção de conhecimento.

"A dança é a arte do contato físico. Contudo, quando o contato é subitamente reduzido, o corpo nas suas múltiplas inteligências encontra outras bifurcações criativas para seguir se reinventando em outras espacialidades. As experiências subjetivas no campo do ensino, da pesquisa e da produção em dança, quando partilhadas ganham outros contornos cognitivos, sensoriais, pedagógicos e estéticos. Nesta particularidade, o desafio é mergulhar nas plataformas digitais a fim de explorar tais recursos para fins didáticos", afirma Waldete Brito.

Seminário Internacional de Pesquisa em Dança - Durante o XIII Seminário Internacional de Pesquisa em Dança, serão realizadas mesas, palestras, oficinas, diálogos em rede, poéticas caseiras e apresentações de trabalhos (comunicação oral e/ou performance artística). Toda a programação será realizada pela plataforma Doity play, e o link de transmissão será disponibilizado em data próxima ao evento.

Aqueles que tiverem interesse em participar do evento e apresentar trabalhos poderão fazê-lo como participante/comunicador, mediante envio e aprovação de resumo do trabalho para uma das salas virtuais de comunicações, seguindo as orientações gerais e normas de submissão de trabalho que estão disponíveis no site do evento até 23 de outubro.

Os trabalhos enviados para o evento serão apresentados na forma de comunicação oral ou performances artísticas (ao vivo ou videodança pré-editada com duração de até 10 minutos), sendo necessário envio de resumo para ambas as propostas. Os aprovados e apresentados serão, conforme a vontade dos autores, publicados nos anais do evento. Após o evento, os autores deverão ampliar seus escritos, de 10 a 15 páginas, para posterior publicação.

Serviços:

XIII edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Dança

Data: 12 a 20 de novembro

Hora: das 9h às 12h

Inscrições: pelo site oficial do evento

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA