Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA integra campanha da CGU em prol da Integridade Pública

UFPA integra campanha da CGU em prol da Integridade Pública

• Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 14h13

Integridade no Servico Publico

A Universidade Federal do Pará aderiu à campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS, lançada pela Controladoria-Geral da União (CGU) neste mês de outubro. A iniciativa visa aprimorar os programas de integridade pública e promover a cultura de integridade dentro dos órgãos e das entidades do Poder Executivo Federal, em busca da construção de ambientes cada vez mais íntegros na Administração Pública. Veja o vídeo da campanha aqui.

A Integridade Pública pode ser entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visam fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente.

Neste sentido, o objetivo da campanha da  CGU é apoiar os órgãos e as entidades no atendimento ao Decreto n° 9.203, de 22 de novembro de 2017, que determina que os órgãos e as entidades federais criem seus programas de integridade, a fim de que possam combater a corrupção, restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições públicas e prestar serviços públicos com mais qualidade. Para saber mais sobre integridade pública, acesse aqui.

“Vivemos um momento importantíssimo em nosso país, quando somos convocados a repensar e redimensionar nossos valores e procedimentos. A atenção voltada ao tema da integridade reflete o clamor social que fortalece as bases sobre as quais a universidade é edificada. A adesão da UFPA à campanha #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS ratifica nossos valores institucionais e impulsiona a cultura de integridade em nossa comunidade”, ressalta Enéas Fontes, presidente da Comissão de Ética da UFPA.

No Brasil, órgãos e entidades públicas têm trabalhado na construção e aperfeiçoamento de políticas e mecanismos de integridade. Neste processo, são fortalecidas estruturas que já eram utilizadas na prevenção e no combate à corrupção, como Comissões de Ética, Auditorias Internas, Ouvidorias e outras instâncias de integridade. Conheça o Plano de Integridade da UFPA.

“A adesão da UFPA à campanha reforça o compromisso que a Instituição possui em aprimorar sua governança, através do aperfeiçoamento de seus controles primários administrativos, auxiliando no combate a possíveis condutas inadequadas, no aprimoramento de seus processos internos, tendo como resultados diretos o alcance da missão e dos objetivos estratégicos da Instituição, assim como a efetiva implementação dos valores de integridade pública”, explica Clara de Nazaré, coordenadora da Auditoria Interna da UFPA.

Benefícios - No âmbito da organização, o programa de integridade traz vários benefícios. O primeiro deles é o fortalecimento da gestão, o que gera melhores resultados e serviços prestados. No que diz respeito às funções de integridade, também há melhorias, com otimização do diálogo entre elas e maior reconhecimento de sua importância para a organização.

Outro ponto relevante é uma mudança positiva na cultura organizacional, cada vez mais pautada pela integridade. Como consequência de outros dos benefícios citados, há também a promoção de uma boa imagem institucional, com reconhecimento pelas partes interessadas e pelos próprios colaboradores.

Nos próximos meses, novos temas serão abordados na campanha, como: nepotismo, conflito de interesses e mecanismos de responsabilização. Para mais informações sobre a campanha, consulte a Diretoria de Gestão Estratégica da Proplan.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA