Página inicial > Ultimas Notícias > Associação Nacional de História realiza 12º edição de encontro da seção paraense

• Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 18h10

História ANPUH

A seção paraense da Associação Nacional de História (Anpuh) realizará, entre os dias 2 e 4 de dezembro, a 12º edição do seu Encontro de História. Com o tema “Passado e presente: os desafios da história social e do ensino de História”, o evento, que tem apoio da UFPA e de outras universidades da região, será completamente remoto. Os inscritos receberão certificado de 10h por cada dia de evento.

O encontro, que acontece a cada dois anos, tornou-se um grande espaço de reunião de diferentes gerações de historiadores e profissionais de áreas afins, para uma troca de experiências de pesquisa, socialização de trabalhos e discussão de questões que envolvem a profissão do historiador, a atuação docente e o ensino de História, no Pará.

“Este ano, trata-se de nosso primeiro evento após a regulamentação da profissão de historiador, uma luta histórica travada pelos profissionais que atuam com a construção e o conhecimento histórico. Então, o XII Encontro da Anpuh-Pará é agora também um evento comemorativo”, conta o professor Francivaldo Nunes, presidente da Anpuh-PA.

Segundo o professor, este ano, o foco do debate serão os desafios da história social e do ensino de História, mais propriamente com os entrelaçamentos entre ensino e pesquisa, tendo o passado em relação dialógica com os desafios postos pelo presente.

“Queremos debater a incorporação dos novos temas e abordagens propostos pela história social na Amazônia, com a finalidade de perceber como este campo historiográfico dialoga com o ensino de História e com a realidade da escola, considerando as implicações que isso acarreta para os profissionais da educação básica”, pontua o professor.

Programação - O evento contará com diversas mesas e debates, com professores e pesquisadores da UFPA e de outras universidades da região amazônica e do Brasil. Serão três dias de programação, das 9h às 20h, com pausa para o almoço. Também serão realizadas apresentações de trabalhos e pôsteres e lançamentos de livros da área.

“A pauta de discussão das mesas está associada a pensar os desafios do ensino de História e as relações entre os tempos presente e passado nos contextos atuais. Destaca-se, ainda, que o ensino e a pesquisa em História serão avaliados e debatidos por meio dos fóruns de ensino de graduação, pós-graduação e da educação básica”, conta o professor Francivaldo Nunes.

As demandas que o ofício de historiador e de professor de História apresentam também terão espaço para serem discutidas coletivamente. “Como temos espaços para debater a formação profissional, esta também é objeto de reflexão e auxilia na construção de estratégias que promovam a qualidade na formação dos professores de História”, expica o professor.

A programação completa pode ser vista aqui.

Inscrições - As inscrições para ouvintes estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de novembro. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário da sua modalidade de inscrição, pagar a taxa de inscrição por meio de depósito bancário e enviar o formulário e comprovante de pagamento para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O valor da taxa de inscrição para ouvintes é de 10 reais.

Dados bancários para pagamento, formulários e outras informações estão disponíveis aqui.

XII Encontro de História da Anpuh-PA

Data: 2 a 4 de dezembro de 2020

Local: Evento on-line

Inscrições aqui