Página inicial > Ultimas Notícias > Webinário apresenta experiências educacionais criativas desenvolvidas pela UFPA no Parfor

• Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 16h33

webinário PARFOR

As experiências educacionais desenvolvidas nas licenciaturas da Universidade Federal do Pará (UFPA) ofertadas a docentes em exercício nas escolas públicas do Pará, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), são o tema do webinário "Práticas Inventivas de Formação Docente no Parfor UFPA", que será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro. O evento será transmitido por meio das páginas do Parfor no Facebook e no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

"As experiências a serem compartilhadas traduzem o esforço dos diferentes cursos no sentido de aproximarem, cada vez mais, suas práticas e projetos de efetivas licenciaturas em diálogo com a realidade e as questões da Educação Básica", explica a professora Josenilda Maués, coordenadora adjunta do Parfor UFPA e organizadora do evento.

Na manhã do dia 10 de dezembro, às 10h, será realizado o painel de abertura "A formação de docentes da Educação Básica como política Institucional: o Parfor UFPA", com a participação dos professores Gilmar Pereira, vice-reitor da UFPA; Lorena Lins, diretora de Educação Básica da Capes; Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação, e a mediação do professor Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor UFPA.

A programação contará ainda com a participação de coordenadores de cursos e de professores formadores, que atuam no Programa de Formação de Docente, em mesas de debates, em que serão apresentadas as experiências singulares realizadas nos cursos de licenciatura. Quem se inscrever para participar receberá, por e-mail, o certificado digital de participação, registrando 10h de carga horária do webinário.

Parfor UFPA - Desde sua criação, em 2009, a UFPA já atendeu a 14.009 docentes da Educação Básica, por meio do Parfor, em 21 cursos de licenciatura, resultando em 421 turmas formadas em 66 municípios do estado. De acordo com os números de novembro de 2020, o programa já titulou 9.493 educadores, em 409 turmas concluídas, e 1.170 seguem ativos nas 12 turmas remanescentes, em 8 municípios do Pará.

"O programa entra em seu décimo primeiro ano de execução e reúne um conjunto de experiências que tem como referência as configurações curriculares realizadas, considerando o público, o espaço e o tempo intensivo de formação docente", afirma Josenilda Maués.

Texto e arte: Ascom Parfor UFPA