Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA é destaque em desafio mundial de soluções para amenizar as mudanças climáticas

• Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 17h22

Observatório da Costa Amazônica

A cerimônia do Climathon - Santos, um desafio mundial que visa gerar soluções de impacto nas cidades com foco em mitigar os efeitos das mudanças climáticas, foi realizada no dia 18 de novembro e trouxe destaque ao Projeto Observatório da Costa Amazônica, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no que consiste na previsão climática e na gestão de risco ambiental. O projeto, agora, irá participar da rodada internacional na Europa. Centralizado pelo Climate-Kic, o evento acontece, ao mesmo tempo, em mais de 160 cidades, envolvendo mais de 6.000 participantes.

No Climathon, o Observatório da Costa Amazônica participou do desafio na temática de “Resiliência Climática para Negócios e Comunidades frente a Eventos Extremos”, que ocorreu no formato hackathon, ao longo de dois dias de interações.

“O intuito de participação foi escalonar nossa iniciativa, por meio de parcerias com outros setores e instituições nacionais e internacionais. Por estarmos na fase de Divulgação da nossa plataforma, já implementada, participar desse evento também nos possibilitou ampliar esse objetivo. Além disso, ter troca de experiências com mentores de diferentes áreas de conhecimento nos permitiu validar e aprimorar o Observatório”, ressaltou Débora Rodrigues, integrante do projeto.

A cerimônia do resultado ocorreu no dia 18 de novembro, pela plataforma do Youtube. A programação ocorreu on-line durante 20h de mentorias e atividades das equipes competidoras. “A próxima etapa será a participação da equipe OCA no evento Climathon Mundial, e, para isso, estamos nos preparando com a orientação de mentores para que a UFPA represente o Brasil na competição”, continua a pesquisadora.

Vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (LAPMAR-UFPA), a equipe OCA envolve 12 pesquisadores, incluindo alunos da graduação e pós-graduação e professores do Instituto de Geociências (IG-UFPA), com supervisão do professor Marcelo Rollnic.

Para a coordenação do projeto, a participação do OCA no evento é resultado da importância da pesquisa em universidades públicas e coloca em foco a produção cientifica na região amazônica, demonstrando que a Federal paraense está sincronizada com o avanço da ciência em nível mundial.

Sobre o projeto - O Observatório da Costa Amazônica (OCA) tem como objetivo o compartilhamento de metade dos bióticos e abióticos para que estes possam ser abordados com uma nova visão. O desenvolvimento do OCA surgiu da necessidade de haver subsídios de informações sobre esse ecossistema e sua concepção foi fomentada pela necessidade de uma plataforma que agregasse dados de forma sistemática para acelerar o desenvolvimento científico multidisciplinar da região amazônica.

O projeto atua conjuntamente com o setor privado ou público em questões da potabilidade da água para o consumo e o uso seguro nos setores da Aquicultura e da Agricultura. Desta forma, o OCA alinha-se aos pilares da Economia Azul: a harmonização entre a economia, o desenvolvimento sustentável e o social.

O Observatório já monitora a Zona Costeira Amazônica há 10 anos e armazenou um catálogo de informações ambientais durante esse período. Atualmente, a plataforma do OCA está em desenvolvimento no domínio https://oca.eco.br/ e destaca-se pelo contexto social, acadêmico e pela grande gama de informações brutas já adquiridas, transformando-as em linguagem acessível a todos os setores sociais.

Mais informações sobre o projeto no site do OCA.

Assista à cerimônia de resultado do desafio Climathon aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA