Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto recebe mensagens de apoio e doação de itens de proteção individual em ação solidária da China
Início do conteúdo da página

Hospital Barros Barreto recebe mensagens de apoio e doação de itens de proteção individual em ação solidária da China

  • Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 18h19

HUJBB Alexandre Moraes

Duas mil máscaras cirúrgicas, três mil viseiras e nove mil máscaras do tipo KN95 chegaram, na tarde da última quarta-feira (25), ao Hospital Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A doação faz parte de uma ação do Grupo de Ação Solidária China-Brasil para auxiliar os esforços de enfrentamento à pandemia da covid-19 no país, e contou também com desenhos e frases de incentivo aos profissionais da saúde enviadas por crianças das escolas de Xangai.  

“Ficamos muito felizes e reconfortados em saber que o apoio aos profissionais de saúde vem de todas as partes do Brasil e do mundo, pois estamos todos juntos no enfrentamento a esse vírus, e todas as ações nesse sentido são bem-vindas”, afirma a Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso. Os equipamentos de proteção individual foram recebidos pelo Consulado Geral do Brasil em Xangai e transportados para o Brasil em ação conjunta da Agência Brasileira de Cooperação e do Ministério das Relações Exteriores.   

Ainda como forma de apoio ao Brasil, crianças das escolas da província de Xangai enviaram desenhos e frases motivacionais aos profissionais da saúde do HUJBB e à população do Brasil. “Espero que todas as crianças voltem para a escola”,  “estamos juntos no combate à covid-19” e “força, Brasil” são algumas das mensagens.  

doações ChinaEnfrentamento à pandemia - Durante os meses em que atendeu como referência a casos graves de Covid-19, o Hospital Barros Barreto recebeu mais de R$40 mil em doações da campanha Ciência e Solidariedade pela Vida, coordenada pela Universidade Federal do Pará, além de outras doações feitas por empresas e grupos de pessoas como o Solidários da Saúde, coordenado por médicos de diversas instituições, que doaram equipamentos de proteção individual, insumos e equipamentos médico-hospitalares. 

Com o apoio dos profissionais do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que também faz parte do Complexo Hospitalar Universitário, e de profissionais contratados pelo Processo Seletivo Emergencial da Ebserh, o Barros Barreto realizou mais de 1.300 atendimentos de covid-19, entre pacientes referenciados, demanda interna e colaboradores.  

Mesmo não sendo mais hospital de referência para o tratamento da Covid-19, a gestão trabalha para evitar novos casos do novo coronavírus nos hospitais universitários, visto que os serviços tiveram sua retomada a partir do mês de agosto, com capacidade reduzida. 

“Os equipamentos doados contribuirão para que os nossos profissionais possam prestar um atendimento seguro a essas pessoas que estão vindo para as consultas e exames eletivos, bem como evitar a proliferação do vírus entre os pacientes”, conclui a superintendente do Complexo Hospitalar Universitário.  

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015. 

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Alexandre de Moraes e divulgação Ebserh

registrado em:
Fim do conteúdo da página