Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Ciência na Ilha promove troca de conhecimento entre pesquisadores e comunidades ribeirinhas
Início do conteúdo da página

Ciência na Ilha promove troca de conhecimento entre pesquisadores e comunidades ribeirinhas

  • Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 17h50

Ciencia na Ilha 2020

Para continuar o movimento de compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores e membros das comunidades ribeirinhas amazônicas, o Ciência na Ilha irá promover uma edição virtual em 2020. Nesta edição, grupos de estudantes e professores devem produzir vídeos curtos, de 2 a 5 minutos, que tratem sobre a realidade, os problemas e as soluções para essas comunidades locais. As inscrições para a submissão de vídeos podem ser feitas no site do evento, até 30 de novembro.

Organizado pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, por meio do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), o Ciência na Ilha é um evento que visa promover a alfabetização científica para auxiliar na diminuição das desigualdades sociais, nos cuidados com o meio ambiente e na manutenção da democracia. 

"Acreditamos que, mesmo com a pandemia, estudantes e professores têm interesse em divulgar e compartilhar suas pesquisas de iniciação ou divulgação científica, acadêmicas ou infantojuvenis, direta ou indiretamente relacionadas à realidade ribeirinha. Temos o dever de divulgar a Ciência para continuar ratificando a importância que os conhecimentos científicos têm para a sociedade contemporânea. Por isso, no evento, além dos vídeos selecionados, faremos webconferências com alguns autores para conversar detalhadamente sobre trabalhos relatados em vídeo", afirma o professor Jesus Brabo, um dos organizadores. 

De acordo com o professor Jesus Brabo, como cientistas, é importante promover essas pontes de intercâmbio para estimular o gosto pela Ciência, dando visibilidade e crédito para as pessoas e para os grupos que se dedicam a fazer ciência e divulgação científica. 

Como participar - Poderão participar do evento alunos de escolas de Educação Básica, sob supervisão de um ou mais professores da respectiva escola, e alunos de graduação, sob supervisão de um ou mais professores universitários. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário on-line, até 30 de novembro de 2020. Para se inscrever, cada equipe deverá ser formada por um professor responsável e no mínimo 01 (um) e no máximo 10 (dez) alunos. 

Os filmes inscritos devem ter entre 2 e 5 minutos de duração e estar enquadrados em uma das seguintes categorias: 'Investigação sobre fenômenos naturais e sociais', na qual projetos de iniciação científica infantojuvenil tenham oportunizado aos estudantes observar, medir, inferir, comparar, buscar referências, coletar dados, formular hipóteses e argumentar cientificamente; 'Inovação tecnológica', para a descrição de inventos, aparatos, técnicas ou procedimentos para resolver problemas práticos; e 'informação relevante', quando se esclarece a comunidade sobre problemas de higiene, saúde, meio ambiente etc., com o apontamento de possíveis soluções.

A comissão avaliadora, constituída por especialistas na área de educação, ensino de ciências e cultura digital, selecionará, entre os curtas-metragens recebidos, os melhores vídeos de cada categoria. Serão considerados para julgamento os seguintes critérios: adequação ao tema (realidade de comunidades ribeirinhas), criatividade e originalidade, qualidade técnica (roteiro, direção, imagens, áudio etc.) e relevância social da mensagem veiculada no vídeo.

A divulgação oficial do resultado dos vídeos selecionados ocorrerá no dia 4 de dezembro de 2020, pelo site do Ciência na Ilha. Lá, os vídeos também ficarão em exposição. Todos os autores dos vídeos selecionados receberão certificados de participação e honra ao mérito.

Serviço:

Inscrições para o Ciência na Ilha 2020

Data de inscrições: até 30 de novembro

Mais informações no site do evento

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página