Página inicial > Ultimas Notícias > Capes realiza cerimônia virtual para a entrega do Prêmio Capes de Tese 2020

Capes realiza cerimônia virtual para a entrega do Prêmio Capes de Tese 2020

• Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 18h40

BANNER DESTAQUE PRAZO PREMIO CAPES

Nesta quinta-feira, 10, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), irá realizar a cerimônia virtual de entrega do Prêmio Capes de Tese 2020. A transmissão ao vivo ocorrerá a partir das 17h, pelo canal da Capes no YouTube. Nesta 15ª edição do Prêmio, 49 teses de doutorado foram selecionadas e outros 94 autores receberam menções honrosas. Dentre os estudantes escolhidos, dois são da UFPA. O resultado do prêmio foi divulgado no dia 1º de outubro e pode ser conferido aqui.

Wania Alexandrino, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UFPA), foi escolhida na categoria "Prêmio em História" pela  tese “Gente de Guerra, Fronteira e Sertão: Índios e Soldados da Capitania do Pará (Primeira Metade do Século XVIII)”, realizada com a orientação do professor Rafael Chambouleyron. “Ficamos extremamente felizes ao saber da premiação. É sempre uma honra muito grande ter o trabalho reconhecido. E é também o reconhecimento do nosso programa e de todo o trabalho da UFPA, por meio da Propesp, no apoio à consolidação da pós-graduação na região”, afirma o orientador.

O trabalho de Wania revela uma pesquisa realizada no Brasil e nos acervos documentais portugueses (por meio da concessão de uma bolsa sanduíche). A tese apresenta uma importante análise que permite a compreensão da complexidade do passado colonial amazônico e o papel que os diversos grupos indígenas tiveram na construção deste território.

“Penso que toda tese em História surge da investigação sistemática de fontes históricas diversas e de uma vasta leitura da produção historiográfica existente. A tese que eu escrevi surgiu da combinação dessas duas atividades e de uma profunda inquietação sobre compreender melhor o passado colonial amazônico. Foram 5 anos de produção da tese, período em que pude realizar pesquisa no Brasil e nos acervos documentais portugueses, e, evidentemente, também compartilhar experiências e conhecimento com pesquisadores de História Colonial que acabaram por contribuir para o refinamento da análise e construção da obra”, explica a autora.

“Como mulher, mãe e pesquisadora, o prêmio significa a reafirmação do nosso espaço na produção científica do país. Mas, também como oriunda de escola pública e da interiorização da Universidade, esse prêmio significa que devemos defender projetos de uma educação mais democrática, que possibilita acesso a mulheres, negros, indígenas, ribeirinhos e a tantos outros grupos excluídos historicamente. E, para a UFPA, esse prêmio significa o fortalecimento da pesquisa na Amazônia, o crescimento da Pós-Graduação em História e, sobretudo, reafirma o impacto positivo que a UFPA desempenha no Pará e na Amazônia”, continua Wania, hoje, professora na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Menção honrosa – Já o pesquisador Iori Leonel Vanvelthem Linke recebeu menção honrosa pela tese, na área de Ciências Ambientais, intitulada “Kulonkom Pëtuku Kutïtëi / Kure Kynonory Ko Riko”, ou seja, “Cuidando da nossa Terra: A Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas, os Wayana e os Aparai”. Orientado pela professora Ima Célia Guimarães Vieira e coorientação do professor Roberto Araújo de Oliveira Santos Júnior, o objetivo do estudo foi compreender o processo de implementação da PNGATI – a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas no Brasil - no território dos Wayana e Aparai (Terras Indígenas no Parque do Tumucumaque e Rio Paru D‟Este) e suas relações com as concepções e práticas próprias da territorialidade desses povos.

Para o estudante, a menção honrosa “significa que trabalhar, estudar e lutar pelos (e junto aos) povos indígenas do país é uma vida que vale a pena ser vivida. Significa, ao meu ver, para a UFPA, que sim, na Região Norte, na Amazônia, de uma forma geral, podemos pensar positivamente e contribuir, de forma qualificada, com pesquisas premiadas, inclusive, na melhoria de vida no país. A Amazônia é muito mais do que florestas e povos em toda sua pluralidade. É tudo isso, mas também centro de excelência em pesquisa e em ensino de qualidade. Tenho orgulho de ser cria intelectual da UFPA e da Amazônia”.

Iori Leonel é biólogo e indigenista, tendo sua carreira iniciada no Instituto Iepé, no qual foi assessor. Desde 2010, é indigenista e servidor da Funai. “Fiz o doutorado buscando me qualificar profissionalmente ao tempo em que ampliava a compreensão da política PNGATI e aprofundava a relação com os povos com quem trabalho. Acho que o passo seguinte é continuar nesse eterno aperfeiçoamento pessoal e institucional, refletindo, desta forma, em melhorias no meu trabalho e na qualidade de vida dos povos da região do Tumucumaque”, diz o pesquisador que concluiu o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, em convênio com o MPEG e a Embrapa.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação Capes