Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA é destaque em premiação nacional da área de Comunicação

UFPA é destaque em premiação nacional da área de Comunicação

• Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 13h59

Prêmio Luiz Beltrão

A atuação de excelência da Universidade Federal do Pará foi reconhecida em duas categorias do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Em cerimônia virtual realizada na noite da última quarta-feira, 9 de dezembro, foram entregues as premiações de Instituição Paradigmática à UFPA, representada pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, e de Maturidade Acadêmica à professora Maria Ataide Malcher, do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2).

O Prêmio Luiz Beltrão visa reconhecer anualmente, desde 1997, a qualidade do trabalho acadêmico e profissional realizado nas instituições acadêmicas ou mercadológicas brasileiras. Os nomes de instituições e pesquisadores são indicados por ex-dirigentes e associados da entidade científica e passam pela avaliação do comitê científico do prêmio.

A categoria “Instituição Paradigmática” se destina a entidades ou a grupos que tenham se notabilizado na pesquisa dos fenômenos comunicacionais. Ao receber o prêmio em nome da UFPA, o reitor Emmanuel Tourinho recordou que, em 2019, a Instituição sediou a 42ª edição do maior evento de Comunicação no país, organizado pela Intercom, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Destacou também a importância da atuação dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Comunicação e do conjunto da comunidade acadêmica da área.

“Desenvolvemos um trabalho dedicado e qualificado, que foi reconhecido pela premiação. O prêmio reforça o nosso orgulho do trabalho que nós fazemos: oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade, com grande impacto social, dando oportunidade a milhares de jovens que buscam o ensino superior, que se tornam aptos a transformar as realidades de suas comunidades. A pandemia nos deu a oportunidade de mostrar, cada vez mais, a importância da Universidade Pública e de uma grande Universidade Pública na Amazônia, como a UFPA. Estamos vencendo a guerra contra o obscurantismo, com o reconhecimento da sociedade”, declarou.

Premio Luiz Beltrao vencedora

A instituição também foi reconhecida na categoria “Maturidade Acadêmica”, em que é avaliado o conjunto da obra e da atuação de pesquisadores seniores que se destacam nacional e internacionalmente. A congratulação deste ano foi concedida à professora Maria Ataide Malcher, docente do NITAE2, pesquisadora da Comunicação que teve um importante papel na inserção da Região Norte no cenário nacional da pesquisa na área. Foi diretora regional da Intercom no Norte, estimulando a realização de congressos, projetos e parcerias interinstitucionais entre as universidades dos estados amazônicos e destas com outras instituições brasileiras e estrangeiras.

A professora liderou a proposta de implementação do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA, sendo sua primeira coordenadora e realizando um trabalho que garantiria seu funcionamento nos anos iniciais e sua permanência. Coordenou também Congressos Regionais da Intercom no Norte, sediados na UFPA em 2007 e 2014, ano em que também coordenou a realização do 23º Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) em Belém, assim como o Intercom Nacional em 2019.

Com reconhecida trajetória, já formou pesquisadores e profissionais da área de Comunicação e de outras áreas de conhecimento, por meio dos diálogos interdisciplinares que sempre estabeleceu. A professora Maria Ataide ainda é pesquisadora PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, de 2018 a 2020, integrou o Conselho Deliberativo do CNPq, principal fórum decisório das políticas de investimento em ciência e tecnologia no Brasil, como representante da área de Ciências Humanas e Sociais. Hoje é docente permanente do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do NITAE2, que igualmente ajudou a criar.

Em seu discurso, a primeira pesquisadora da Região Norte a receber a premiação recordou, emocionada, sua trajetória na Universidade Pública: “A maturidade não se dá somente pelos anos vividos, mas também pela qualidade das experiências vividas. Talvez minha maturidade e senioridade se deem pela qualidade das experiências que vivi na academia. Hoje tenho um orgulho profundo de fazer parte da UFPA, não só por ela ser a maior universidade do Norte do Brasil, mas também, principalmente, por ter vivido experiências complexas, ricas, que fazem diferença para muitos/as. Vida longa às nossas Universidades Públicas! A partir delas, poderemos aprender e reaprender, inventar e reinventar as formas de pensar e de estar nos diferentes mundos possíveis”.

O presidente da Intercom, professor Giovandro Ferreira, da Universidade Federal da Bahia, declarou que a premiação ressalta os valores das Ciências, em especial das Ciências da Comunicação, e reconhece o trabalho importante realizado pelos pesquisadores e pelas instituições premiados.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA