Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário divulga experiências de estágio durante o Ensino Remoto Emergencial

Seminário divulga experiências de estágio durante o Ensino Remoto Emergencial

• Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 15h59

Fale Seminário de Estágio 2020

A Faculdade de Letras, do Instituto de Letras e Comunicação (Fale-ILC), realiza, de 14 a 17 de dezembro de 2020, o 1º Seminário de Estágio Supervisionado sob o tema “Licenciatura em Letras: vivências e aprendizados no ERE”. Obedecendo aos protocolos de biossegurança adotados na UFPA, o evento será todo on-line e as inscrições podem ser feitas por meio de formulários disponíveis aqui.

Durante o Seminário de Estágio Supervisionado, os alunos que cursaram o estágio no período de Ensino Remoto Emergencial irão apresentar os resultados dos trabalhos que desenvolveram neste período, sob orientação de seus professores. A exposição desses trabalhos proporcionará uma oportunidade para se problematizar o papel do professor no atual contexto de mudança pelo qual o mundo passa, tanto pelos efeitos da pandemia, que já se mostram de longa duração, quanto pela importância que se deve dar às tecnologias digitais de comunicação e de informação.

Além das comunicações orais dos estagiários, a programação do evento também contará com palestras, mesas-redondas com convidados e apresentações culturais. O evento foi idealizado pelos professores de Estágio do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, que, diante das limitações impostas pelo quadro de pandemia, elaboraram maneiras alternativas de conduzir as atividades voltadas para a formação dos seus alunos.

Estágio no período de ERE - Cientes do cenário de distanciamento social, os docentes de Estágio decidiram suspender, de forma presencial, a realização de atividades de ensino nas escolas, para dar espaço à formação criativa com uso de tecnologias digitais, por meio das quais os discentes pudessem conhecer e explorar a produção de objetos educacionais digitais, como videoaulas, vídeos animados, minigames, PDF clicável, mapa mental, entre outros, que possam ser usados no ensino presencial, remoto ou híbrido.

A proposta de estágio da Fale, publicada aqui, compreendeu duas alternativas ao estágio presencial: a realização de pesquisas diagnósticas envolvendo todos os agentes implicados no processo de aprendizagem por via remota e a produção de objetos de aprendizagem (OA) que pudessem ser disponibilizados a alunos das redes pública e privada, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, elaborados de acordo com a (BNCC).

A possibilidade de realização de estágio nesse período está de acordo com a Resolução n. 5.294, de 21 agosto de 2020, em que se encontra um parágrafo que prevê substituições de atividades presenciais por remotas, desde que obedeçam às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e estejam em acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

​1º Seminário de Estágio Supervisionado

Data: de 14 a 17 de dezembro de 2020

Programação completa aqui.

Inscrições na Página do ILC no Facebook.

Texto e arte: Divulgação ILC