Página inicial > Ultimas Notícias > Comitê de Governança, Riscos e Controles aprova o Plano de Integridade da UFPA - vigência 2020-2022

• Publicado: Sábado, 26 de Dezembro de 2020, 12h55

WhatsApp Image 2020 12 26 at 12.59.47 PM 1

Durante a 4ª Reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles da UFPA (CGRC), que deliberou e aprovou o Plano de Integridade da UFPA, vigência 2020-2022. A reunião realizou-se virtualmente na segunda-feira, 21 de dezembro, e o comitê procedeu a apreciação do documento que organiza as medidas de integridade a serem adotadas na UFPA, visando à redução da ocorrência de riscos relacionados às práticas de irregularidades, corrupção, fraudes e a outros desvios éticos e de condutas que possam comprometer os objetivos institucionais.

O comitê foi presidido pelo vice-reitor da UFPA e formado também pelos pró-reitores, pelos presidentes dos representantes de campi do interior e da capital e pelo prefeito multicampi.

O processo de elaboração do Plano foi conduzido pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), por meio de sua Diretoria de Gestão Estratégica (Digest), e pelas Instâncias de Integridade da UFPA (Auditoria Interna, Ouvidoria, Progep, Comissão de Ética, CPPAD e CPAIE). Os dirigentes das Instâncias também foram convidados para participaram na reunião.

Para dar início às deliberações, o vice-reitor da UFPA , professor Gilmar Pereira da Silva, deu boas-vindas a todos os presentes e explicou os procedimentos que seriam tomados durante a reunião. Em seguida, Huderson Melo, diretor de Gestão Estratégica da Proplan, apresentou o Plano de Integridade, expondo as metas alcançadas no plano anterior e os objetivos do plano atual para serem discutidos  e aprovados entre os membros do Comitê. O novo plano prevê 26 (vinte e seis) ações, divididas entre as Instâncias de Integridade da UFPA.

pi"Nós damos apoio administrativo, respeitando as competências de cada Instância de Integridade. Precisamos ter uma análise e avaliação dos riscos associados à integridade dentro da Universidade, e esse plano passa por um monitoramento contínuo, o que está sendo feito desde o Plano de Integridade anterior. Nós já tivemos avanços consideráveis para a Instituição, por meio de Instâncias que atuam de modo preventivo e das que atuam posteriormente no tratamento e na correção de situações materializadas.” afirmou Huderson Melo.

De acordo com Raquel Borges, Pró-reitora da Proplan, as ações realizadas efetivam as metas do plano e oportunizam os servidores a se capacitarem. "É importante nós incentivarmos os servidores a participarem dessas ações. Lá, os servidores poderão obter maiores conhecimentos sobre cada tema que compõe o Plano de Integridade", pontuou.

A Integridade Pública é entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visam fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente.

"É necessário realizar essas ações por conta das necessidades da Universidade. Nós temos realizado uma infinidade de ações nesse sentido. É importante trabalharmos de uma forma mais sistemática e estarmos em parceria com todas as unidades para difusão dessas informações, assim possibilitar o acesso ao plano para toda comunidade", garantiu o professor Gilmar Pereira.

Para saber mais sobre integridade pública, acesse aqui ou conheça mais através do vídeo da campanha de integridade da CGU aqui.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Artes: Divulgação Proplan