Página inicial > Ultimas Notícias > Aluna da UFPA é escolhida para representar o Brasil em programa internacional de jovens embaixadores

• Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 19h58

Atlantic Ocean Ambassador Raqueline

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca, do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP/UFPA), Raqueline Cristina Pereira Monteiro, foi nomeada Jovem Embaixadora do Oceano Atlântico para promover o desenvolvimento sustentável do Atlântico. O programa internacional visa envolver estudantes, sociedade civil e tomadores de decisão, assim como a mídia local, para promover a conservação e proteção do Oceano Atlântico para as futuras gerações.

O Programa de Jovens Embaixadores está em sua segunda edição e selecionou jovens que atuarão para promover ações de desenvolvimento sustentável e criação de campanhas estratégicas de divulgação para suas comunidades locais. Os embaixadores participarão de eventos virtuais e presenciais integrados às ações colaborativas do Atlântico, apoiados por ações de pesquisa e inovação do Projeto Cooperação de Todo o Atlântico para Pesquisa Oceânica e Inovação (AANChOR).

"Ter sido escolhida no ano inicial da Década dos Oceanos é uma honra, mas também uma grande responsabilidade que vai além da comunicação e ação para um oceano sustentável. Muitas vezes a Amazônia é retratada pelas vozes de outras pessoas e nós precisamos assegurar o nosso direito de ser ouvido e respeitado dentro dos espaços de poder e decisão. Ninguém melhor que um amazônida para falar da Amazônia. Nós temos líderes e pesquisadores com trabalhos e projetos incríveis, que, muitas vezes, são esquecidos e substituídos por quem não vive a nossa realidade, principalmente no que se refere às mulheres", ressalta Raqueline Monteiro.

Ainda segundo a estudante, a UFPA teve papel essencial na sua formação como oceanógrafa e na participação no programa, uma vez que foi durante o seu curso que ela teve a oportunidade de conhecer diferentes amazônias dentre comunidades pesqueiras, ribeirinhas e urbanas. Essa vivência durante a graduação fez com que Raqueline se identificasse com a proposta do programa de embaixadores.

Expectativas - Atualmente, Raqueline realiza estudos sobre a poluição ocasionada por plásticos na Amazônia, após já ter estudado sobre a poluição por plásticos em ilhas oceânicas e no oceano Atlântico. A estudante também já atuou em projetos de educação ambiental em áreas costeiras, experiências que contribuíram e a tornaram mais confiante e preparada para a responsabilidade de se tornar uma embaixadora internacional.

"Eu tenho muitas expectativas como embaixadora e as principais são o reconhecimento da ciência oceânica como uma ciência fundamental para o uso sustentável do oceano e dos demais ambientes aquáticos como os rios; a valorização do profissional oceanógrafo para liderar e atuar em conjunto com a sociedade, setores privado e público; e o reconhecimento e o respeito aos saberes amazônicos e tradicionais. Neste papel, eu irei destacar a relevância da educação e entrelaçar a ciência oceânica com as diferentes amazônias. Eu também estou aprimorando as minhas habilidades através da reconexão com a água, a floresta e as pessoas", afirma Raqueline.

Importância da conscientização quanto a preservação - Para Raqueline, é importante que os moradores da Região Amazônica se empenhem em preservar e proteger os rios, assim como as florestas.

"A oceanógrafa mais famosa do mundo, Sylvia Earle, costuma dizer que 'sem azul, não há verde', isso porque a chave para a existência da vida é a água, e a água é 97% oceano. Portanto, nós precisamos preservá-lo, e nós, que moramos na Amazônia, podemos fazer isso cuidando dos nossos rios. Diariamente as cidades lançam poluentes nos rios que são transportados até o oceano. Isso traz consequências para todos, principalmente para quem vive diretamente do rio. A Região Norte tem os piores índices de saneamento básico e os governos deveriam tratar isso com mais responsabilidade, pois saneamento básico é saúde para a população e o meio ambiente", finaliza Raqueline Monteiro.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de comunicação da UFPA
Arte: Divulgação All Atlantic Ambassador Program