Página inicial > Ultimas Notícias > Meio ambiente e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém são temas de seminário virtual

• Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 13h42

Seminario Meio Ambiente RMB

Para debater temas como meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas, cidades sustentáveis, saneamento, educação ambiental, economia circular, economia solidária, catadores e resíduos sólidos, os Grupos de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (Gemas) e em Educação Ambiental na Amazônia (Geamaz) irão realizar, de 27 a 30 de abril, o IV Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém (IV Semas). O evento ocorrerá em formato virtual. As submissões de trabalhos e inscrições já estão abertas no site do evento.

O seminário busca desenvolver canais de comunicação entre os diversos órgãos que estão envolvidos nas questões ambientais e de sustentabilidade, além de viabilizar a divulgação de experiências sustentáveis desenvolvidas em Belém. Para isso, o evento contará com a participação de representantes da UFPA, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), da Eletronorte, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e de demais interessados na temática ambiental.

“O evento visa, além do estímulo à sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém, a criação de uma rede de comunicação entre as instituições e associações e cooperativas de catadores presentes no evento. Assim, a importância do seminário está em provocar esta discussão sobre uma temática de fundamental importância, pois as questões de meio ambiente, sustentabilidade, resíduos sólidos estão presentes na vida de todos, em especial na dos catadores. Além disso, o evento é importante por difundir o conhecimento sobre a gestão dos resíduos sólidos que ocorrem na Região Metropolitana de Belém e como os catadores estão envolvidos pelo tema”, comentam as professoras Vanusa Santos e Maria Ludetana Araújo, coordenadoras do IV Semas.

Preocupação ambiental - De acordo com as coordenadoras, a preocupação com o meio ambiente veio da necessidade de reorganizar os processos produtivos, os quais, durante muito tempo, foram feitos de forma desordenada em relação às questões da natureza. Este fato teve como consequência diversos problemas ambientais para todo o planeta, como os buracos na camada de ozônio, os desmatamentos e a poluição dos rios e do ar, fatores que comprometem a qualidade de vida da sociedade.

“Assim, debater o meio ambiente e a sustentabilidade é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites, ou seja, continuar produzindo, mas de uma forma consciente, responsável e preocupada com o meio ambiente nesta busca da sustentabilidade”, explicam.

Uma das questões que serão debatidas no seminário trata sobre os resíduos sólidos, com foco na investigação e análise da economia oriunda do lixo, sua dinâmica econômica e socioambiental em Belém, além do debate sobre a necessidade da implantação plena da coleta seletiva na cidade, que, além de ser uma fonte de renda para os catadores, também traz benefícios ambientais, com uma cidade menos poluída.

“Na atualidade, não temos como ignorar as questões ambientais e é importante tratar com objetividade esses problemas, procurando soluções simples e locais que levem à sustentabilidade do nosso meio ambiente. É importante conservar o que temos para que, no futuro, as próximas gerações tenham qualidade de vida. Chegamos a um ponto em que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes, pois estas afetam diretamente nosso ecossistema e a nossa qualidade de vida”, afirmam as professoras Vanusa e Maria Ludetana.

Inscrições e submissões de trabalhos - Para participar da programação do evento, que contará com palestras, conferência e mesa-redonda, os interessados devem se inscrever aqui e realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$10,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril. Para quem deseja submeter trabalhos ou artigos, deve-se seguir as normas estipuladas. O template está disponível no site do IV Semas. As submissões devem ser realizadas até o dia 31 de março.

Data: de 27 a 30 de abril

Inscrições: pelo site do evento, mediante pagamento de taxa de R$10,00.

Submissões de trabalhos: até o dia 31 de março

Mais informações estão disponíveis aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA