Página inicial > Ultimas Notícias > Programas internacionais oferecem a possibilidade de troca de experiências e melhorias acadêmica e profissional

• Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 17h41

UFPA Internacional Oportunidades Geral Portal

Com o objetivo de ter contato com experiências acadêmicas e culturais diferentes das que se está habituado, trocar conhecimento e adquirir novas competências para o futuro profissional, muitos estudantes buscam, cada vez mais, a participação em programas internacionais. Com esse intuito, Mateus Santos Silva, aluno da Faculdade de Biomedicina da UFPA, inscreveu-se no Yale-Proxima Mentorship Program e foi um dos 25 estudantes brasileiros selecionados para participar de uma mentoria gratuita que busca promover o desenvolvimento das habilidades de jovens cientistas no país.

Oportunidades como essa são enriquecedoras não só pela formação teórica que será repassada, mas também pela troca de experiências que, muitas vezes, permitem o surgimento de futuras colaborações entre grupos de pesquisa. Além disso, programas internacionais são também ótimas alternativas para que a pessoa saia da sua zona de conforto e reinvente alguns aspectos pessoais e profissionais.

"Um componente muito importante na formação científica de qualquer aluno é o diálogo com pessoas de fora da nossa área de pesquisa que entendem o método científico e podem fazer críticas construtivas tanto sobre o nosso trabalho quanto sobre como podemos melhorar como 'aspirantes' a cientistas", lembra Mateus Silva, que inicia, este mês, sua participação no Yale-Proxima Mentorship Program, em que poderá participar de discussões interativas, workshops e mentorias com pesquisadores associados à Universidade de Yale (Estados Unidos).

Oportunidades disponíveis – Atualmente, outros programas internacionais estão com inscrições abertas para bolsas de estudos. O Cargill Global Scholars (CGSP) oferta bolsas, apoio financeiro e oportunidade de desenvolver liderança por meio de seminários, eventos de networking e um programa de mentoria individual. Serão escolhidos 10 bolsistas brasileiros para a 9a turma (versão 2020-2021), e a UFPA é a única representante da Região Norte do Brasil a participar do processo seletivo. Para mais infomações, acesse site do Programa

Já o Scholarships for Women in Stem visa aumentar as oportunidades em áreas tecnológicas para meninas e mulheres e oferece bolsas para mulheres em um Programa de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O programa conta com a parceria com 19 universidades do Reino Unido, as quais buscam beneficiar mulheres das Américas, do Sul da Ásia e do Sudeste Asiático com experiência em áreas tecnológicas, e inspirar futuras gerações de mulheres a seguir carreiras em STEM. As interessadas devem estar disponíveis para fazer um curso em tempo integral no Reino Unido, durante o ano acadêmico que se inicia em setembro/outubro de 2021 e segue até 2022. Informações sobre inscrições e critérios, aqui.

Voltado para jovens universitários de baixa renda, o Crossroads Emerging Leaders Program (CELP) também está com inscrições abertas. O programa apoia jovens em todo o mundo na reimaginação de seus futuros acadêmicos e profissionais, com o fornecimento de uma variedade de recursos educacionais, conexões diretas com o corpo docente de Harvard  e oportunidades de orientação e redes de afinidade.  Os alunos podem acessar os materiais do curso de Harvard, receber feedback sobre o desenvolvimento, encontrar comunidades intelectuais e interagir diretamente com o corpo docente e com os outros estudantes enquanto lutam com questões de identidade, tecnologia, ética e mudança estrutural. Os interessados no programa podem se inscrever aqui.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom