Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e FNDE lançam programa regional para o desenvolvimento da educação

UFPA e FNDE lançam programa regional para o desenvolvimento da educação

• Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 19h23

CECAMPE Norte

A Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades do Campus Universitário de Abaetetuba (PPGCITI), e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão lançar, nesta quinta-feira, dia 11 de março, o Programa Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe Norte). A iniciativa tem o objetivo de promover o desenvolvimento da educação no Norte do Brasil. Para acompanhar a live de lançamento do Programa, que acontecerá a partir das 10h, acesse aqui.

O Cecampe Norte abrange os sete estados que compõem a região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, e visa reafirmar o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo diversas ações voltadas para qualificar a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas ações integradas, além da política do Transporte Escolar (Pnate) e do Programa Caminho da Escola.

O programa vai operar em três eixos de atuação: na assistência técnica, no monitoramento e na avaliação do PDDE e suas ações integradas. Tudo será executado por meio de processos formativos virtuais e presenciais voltados às escolas públicas da educação básica das redes estaduais e municipais, às escolas privadas de educação especial, às mantidas por entidades sem fins lucrativos e registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público, e aos polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que oferecem programas de formação inicial ou continuada a profissionais da educação básica.

“A previsão dessas ações é de atendimento a, aproximadamente, 51.225 pessoas, em processos formativos presenciais e on-line, com tutoria e sem tutoria. Portanto torna-se de importância essencial para maior efetivação da política pública em nossa região, considerando que tal reflexão coletiva deve incidir sobre as práticas cotidianas na gestão das unidades educativas, identificando lacunas de conhecimento e especificidades dos gestores”, comenta o professor Afonso Nascimento, coordenador executivo do Cecampe Norte.

Neste momento, o programa está em processo de implantação, com a organização das equipes em todos os estados do Norte, e trabalha na confecção dos produtos que serão executados em todas as etapas de desenvolvimento da iniciativa, como a elaboração de cursos, plataformas, entre outros. Além disso, estão sendo estabelecidos contatos com os entes federados e todos os organismos que estão envolvidos com o desenvolvimento da política educacional.

O lançamento do programa, que ocorrerá nesta quinta-feira, 11 de março, contará com a presença virtual do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e do pró-reitor de Extensão, Nelson Júnior, além de representantes do FNDE e das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. A programação terá início às 10 horas de amanhã e será transmitida pela Plataforma YouTube, aqui.

Lançamento do Programa Cecampe Norte

Data: 11 de março

Local da transmissão: plataforma YouTube, aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA