Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp e Universitec recebem a submissão de propostas para seleção interna à Chamada Pública Embrapii

• Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 15h23

Edital Propesp Embrapii 2021 Portal

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e a Agência de Inovação (Universitec), da UFPA, recebem, até o dia 16 de março, a submissão de propostas à Chamada Pública Embrapii 01-2021. O objetivo é, por meio de seleção interna, escolher um grupo de pesquisa estabelecido na Universidade Federal do Pará (UFPA) visando ao credenciamento como Unidade Embrapii. As submissões de propostas devem ser feitas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações no Edital.

O intuito da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é apoiar instituições de pesquisa tecnológica incentivando a inovação na indústria brasileira. Somente uma proposta será selecionada pela Chamada Interna. Esta deve se enquadrar nas normas e nos critérios definidos no Manual de Operação das Unidades Embrapii.

Podem se candidatar todos os grupos de pesquisa da UFPA que já desenvolvam parcerias com empresas industriais e que apresentem competência em um dos seguintes temas prioritários: Agricultura, processos agroindustriais, tecnologias de alimentos; Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, inclusive as renováveis; Química (síntese orgânica, química fina), Química Industrial (Engenharia Química, excluindo Óleo & Gás); Bioeconomia; Mineração Sustentável e Mobilidade (incluindo eletromobilidade)

Não serão elegíveis grupos da UFPA que não apresentarem recursos humanos e infraestrutura próprios, suficientes e qualificados para P,D&I, cujas áreas de competência sejam muito abrangentes, mal definidas e/ou que não demonstrem atender à demanda de P,D&I industrial na área de competência proposta e grupos cujos recursos humanos e infraestrutura estejam dispersos em várias unidades ou em vários campi da Universidade, subordinados a estruturas de governança e de gestão distintas.

Submissão - As submissões de propostas podem ser feitas até o dia 16 de março, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O coordenador(a) da proposta deverá enviar um único arquivo em formato PDF, contendo no máximo quatro laudas. Não serão aceitas propostas em outro formato.

As propostas submetidas devem demonstrar objetivamente os seguintes requisitos: competência alinhada à Política de Ciência, Tecnologia e Inovação e à Política Nacional de Educação brasileiras e caracterizadas por atuação nas áreas definidas nas Disposições Gerais da Chamada; ter equipe e infraestrutura próprias para desenvolver projetos de P,D&I tecnológico e realizar as demais atividades pertinentes às Unidades Embrapii; possuir política ou diretriz de Propriedade Intelectual (PI) aprovada e vigente, conforme documentação prevista na seção 9 da Chamada Embrapii 01/2021 e demonstrar experiência no desenvolvimento de projetos de P,D&I com pelo menos um projeto para cada proposta que consta na lista qualificada de projetos contratados com empresas industriais no período de 2017 a 2019.

Na demonstração dos valores captados, é obrigatória, ainda, a explicitação em separado dos recursos captados das empresas. Os valores devem corresponder àqueles constantes nos documentos de contratação dos respectivos projetos, que serão corrigidos pela Embrapii, com base no IGP-DI, considerando o período compreendido entre as datas de contratação do projeto e a abertura da Chamada.

O resultado preliminar e o final serão divulgados na página da Propesp.

Inscrição de propostas à Chamada Pública Embrapii

01-2021

Prazo final: 16 de março de 2021

Mais informações pelo Edital.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom