Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria entre UFPA e MPPA oferta curso para capacitar identificadores de violações aos direitos da criança e do adolescente

• Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 16h33

Curso Educação Democracia portal

Encerram-se, no dia 27 de março, as inscrições para o curso de capacitação “Proteção dos Direitos da Infância e Juventude”, que pretende preparar multiplicadores para reconhecer violações aos direitos da criança e do adolescente. Oferecido pelo Programa Educação para a Democracia, coordenado pelo professor Luiz Alberto Rocha, da Faculdade de Direito, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O curso, que conta com o apoio da Proex, será on-line e envolverá o desenvolvimento de competências sobre a proteção da criança e do adolescente relativos a crimes de natureza sexual e ao incentivo da cultura da paz nas escolas. As inscrições são grátis e podem ser feitas aqui.

A ideia do curso é trabalhar temáticas multidisciplinares com profissionais do Direito, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, entre outros, para tratar de direito da criança e do adolescente, sistema de proteção, cultura de paz, bullying e outros temas relacionados. Em virtude da pandemia, as atividades serão trabalhadas por meio de reuniões na Plataforma Zoom, com apoio do Nitae/UFPA, em que irão ocorrer apresentações, indicações de leituras e materiais. A didática visa ao diálogo, ao debate e à troca de experiências que capacitem os extensionistas às atividades práticas da fase externa do projeto. O curso ocorrerá no período de 29 de março a 8 de abril, no horário das 15h às 17h30.

"É importante tornar o tema presente no cotidiano de todos. Esse é o motivo de ser um curso aberto para múltiplas faculdades e áreas, alcançando um público diferenciado e diverso. As violações ocorrem em múltiplos meios que deveriam ser seguros para as crianças, como família, escola, igreja, condomínio etc., por isso a multiplicação da informação para a identificação dessas violações é importantíssima. Queremos que todo o sistema de proteção possa se mover em favor deles", afirma o professor Luiz Alberto Rocha, da Faculdade de Direito (FAD/UFPA).

O curso é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para cooperação técnica do Programa Educação para a Democracia no desenvolvimento das atividades externas das 4ª, 5ª, 6ª e 10ª Promotorias da Infância e Juventude.

Como participar - As inscrições são grátis e podem ser feitas até o dia 27 de março, pelo site do Curso. A programação é voltada para os discentes da UFPA. Serão disponibilizadas 300 vagas. O curso terá carga horária de 40 horas de atividade de extensão para os participantes que tenham, no mínimo, 75% de presença nos encontros marcados para certificação. As atividades serão ministradas por docente da FAD/UFPA, promotoras de Justiça, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Mais detalhes da ação podem ser obtidos no Plano de Capacitação.

Programa Educação para a Democracia - Com a ideia de que a democracia é um importante caminho para um ensino de qualidade, o Programa “Educação para a Democracia”, da FAD/UFPA, proporciona aos alunos secundaristas do ensino público da Região Metropolitana de Belém uma série de palestras e debates sobre as diretrizes básicas do Direito Constitucional e discussões sobre a Filosofia Política.

O ponto central são as discussões em torno dos valores democráticos, com base na compreensão da educação pública não apenas como ferramenta de apreensão informativa, mas também como instrumento de emancipação e autonomia do estudante inserido em uma sociedade política. O projeto foi criado em 2018, sob coordenação do professor da Faculdade de Direito (FAD/ICJ) Luiz Alberto Rocha.

Curso on-line de Capacitação: Proteção dos Direitos da Infância e Juventude

Inscrição até 27 de março