Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de pesquisa da UFPA promove série de videoconferências com pesquisadores e convidados internacionais

• Publicado: Quarta, 19 de Maio de 2021, 15h41

PUTIRUM

O Grupo Colaboratório de Interculturalidades, Inclusão de Saberes e Inovação Social (Colins) tem realizado, quinzenalmente, videoconferências com a presença de pesquisadores e convidados internacionais na primeira edição do “Putirum – mutirão de pensamentos e palavras”. A iniciativa visa construir, de forma coletiva e participativa, um espaço de debates e proposições sobre pensamentos, epistemologias e metodologias em diversas áreas do conhecimento. A próxima videoconferência ocorrerá nesta sexta-feira, dia 21 de maio, com a temática “Decolonialidade do pensamento social no espaço de língua oficial portuguesa na África”.

Nesta primeira edição do Putirum, a temática central proposta é “Epistemologias Nativas e Metodologias Colaborativas”, com apresentações, debates e proposições para desdobramentos teóricos e práticos dos temas tratados nas diversas sessões realizadas, com o objetivo de compreender o pensamento social e suas condições de produção, decorrente de contatos interculturais gerados na construção do mundo moderno, bem como as epistemologias e metodologias originadas dessa dinâmica histórica e sociocultural. Para abordar a temática escolhida para o encontro desta sexta-feira, o convidado será o professor Odair Lopes Varela, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Segundo o professor José Guilherme Fernandes, coordenador do Colins, oportunidades de troca de experiências com pesquisadores de outros países como essas são essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e dos estudos nas áreas de interesse. “É importante que compreendamos que estamos distantes mas não isolados. O sentido da universidade sempre foi de aproximações para que possamos ter a diversidade de pensamentos e palavras, pois isso é extremamente benéfico na formação acadêmica. Somente com a apresentação e o debate de conceitos diversos, poderemos avançar com o conhecimento científico, o que é condição sine qua non para termos a colaboração intercultural e interdisciplinar, algo que é privilégio de nosso grupo de pesquisas”, pontua.

Os interessados em participar podem acessar mais informações sobre o evento e suas sessões no perfil do Colins no Instagram. Além das quatro sessões já realizadas, as quais podem ser conferidas no canal do Colins UFPA na Plataforma YouTube, e da sessão  desta semana, estão previstas mais quatro que abordarão temas como etnografia e narrativas orais, performance e oralidade, e pesquisa colaborativa. Antes das sessões, a equipe do Colins disponibiliza, ainda, dicas de leitura prévia em seu perfil do Instagram para os participantes contribuírem com as discussões que acontecerão posteriormente.

Odair Varela - Em 2013, Odair Barros Varela recebeu o Prémio Fernão Mendes Pinto, organizado pela Associação de Universidade de Língua Portuguesa (AULP), e Menção Honrosa do júri do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, com a tese Mestiçagem Jurídica? O Estado e a Participação Local na Justiça em Cabo Verde: uma análise pós-colonial. A tese premiada faz uma análise pós-colonial do papel do Estado cabo-verdiano no que se refere à participação na justiça local e foi realizada utilizando-se de ferramentas epistemológicas conferidas pelos estudos pós-coloniais.

O pesquisador teve seu primeiro contato com o Colins em 2018, por meio de um intercâmbio entre a Uni-CV e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA), no Campus Castanhal, intermediado pelo Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA).

“Neste reencontro acadêmico, ele irá nos brindar com discussão acerca do pensamento social em países africanos de língua portuguesa oficial, o que, para nós, além de ser um encontro fraterno entre pesquisadores lusófonos, será a oportunidade de um reencontro com as bases do pensamento social brasileiro, uma vez que nossos laços com a africanidade são incontestes”, conclui o professor José Guilherme Fernandes.

COLINS - O Colaboratório de Interculturalidades, Inclusão de Saberes e Inovação Social foi fundado em 2018, em virtude da demanda de pesquisadores de várias áreas do conhecimento, atuantes no Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará. O objetivo principal deste grupo de estudos, pesquisas e ações colaborativas é promover a inclusão de saberes entre a academia e as comunidades autóctones, considerando seus saberes e práticas culturais em interação, nos espaços e nas paisagens de ocorrência.

1º Putirum - mutirão de pensamentos e palavras

Data da próxima sessão: 21 de maio

Horário: a partir das 16h

Não é necessário fazer inscrições. O evento será transmitido pelo canal do Colins UFPA na Plataforma YouTube.

Mais informações estão disponíveis no perfil do Colins no Instagram.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA