Página inicial > Ultimas Notícias > Em sessão conjunta, novos dirigentes de PPGs e Faculdade do Campus Castanhal tomam posse

• Publicado: Quarta, 19 de Maio de 2021, 21h03

possecast1

O Instituto de Medicina Veterinária do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou, nesta terça-feira, 18, a sessão de posse conjunta dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM), Ciência Animal (PPGCAN) e Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon), além dos diretores da Faculdade de Medicina Veterinária. A cerimônia foi realizada de forma on-line e pode ser conferida no canal oficial da UFPA no YouTube.

Foram empossados: as professoras Carina Martins de Moraes (coordenadora) e Valíria Duarte Cerqueira (vice-coordenadora) para o PPGSAAM; os professores Daniel Abreu Vasconcelos Campelo (coordenador) e Diva Anelie de Araújo Guimarães (vice-coordenadora) para o PPGCAN; os professores Moysés dos Santos Miranda (coordenador reconduzido) e Sheyla Farhayldes Souza Domingues (vice-coordenadora reconduzida) para o ReproAmazon; e os professores Stefano Juliano Tavares de Andrade (diretor pro tempore) e Carlos Magno Chaves Oliveira (vice-diretor pro tempore) para a Faculdade de Medicina Veterinária.

A cerimônia contou com a participação do reitor, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; do coordenador-geral do Campus Universitário de Castanhal, Bruno Souza Lyra Castro; do diretor-geral do Instituto de Medicina Veterinária, Leônidas Olegário de Carvalho; bem como dos dirigentes que encerraram seus períodos de gestão.

Em nome dos ex-dirigentes, pronunciaram-se: a professora Cristina Ramalho Maciel, até então vice-coordenadora do PPGCAN; e o professor Pedro Paulo Teixeira, ex-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária. Ambos agradeceram a oportunidade de gestão e as parcerias alcançadas, desejando bons votos às novas direções.

Entre os empossados, manifestaram-se o professor Stefano Andrade, como diretor pro tempore da Faculdade de Medicina Veterinária, que se comprometeu em respeitar as divergências e dar voz a todos; além do professor Moisés Miranda, reconduzido à direção do ReproAmazon, que agradeceu a confiança por poder renovar sua gestão ainda que em um período de muitos desafios, como a falta de investimentos na Ciência e o cenário de perdas deixado pela Covid-19.

Apesar do cenário, as manifestações seguiram em tom otimista e entusiasmado. O professor Daniel Campelo falou como coordenador do PPGCAN e destacou que a Ciência Animal é uma área que demanda muita pesquisa para crescer, o que ele espera poder continuar ocorrendo. Da mesma forma, a professora Carina Moraes, que assumiu a coordenação da pós em Saúde Animal na Amazônia disse que continuará lutando pela Ciência e pelo ensino de qualidade para a formação de profissionais eficientes e com responsabilidade social. “Colocar mestres e doutores na rua é um ato de resistência”, afirmou.

Missão - O professor Leônidas Olegário, em nome do Instituto de Medicina Veterinária (IMV), agradeceu o esforço dos que colaboraram para a gestão dos programas ofertados e dos que agora se disponibilizam para dar continuidade na missão da instituição pública e gratuita, garantindo ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Como diretor geral do Campus de Castanhal, o professor Bruno Castro também ressaltou a importância de todos os envolvidos que fazem da Medicina Veterinária uma área de destaque da Universidade.

A importância da Ciência motivou ainda o pronunciamento do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, para quem o IMV e o trabalho nele realizado são motivos de muito orgulho. “Observo aqui o compromisso de quem está envolvido com a Ciência e que busca traduzir essa Ciência para todos. Coloco-me com satisfação e disposição para continuar dialogando e fortalecendo a estrutura e a política multicampi desta Universidade”, afirmou.

Esperança - Fechando os pronunciamentos, o reitor Emmanuel Tourinho também destacou a excelência do trabalho desenvolvido pelo IMV, que coloca a UFPA em posição de liderança na área da Medicina Veterinária e da Ciência Animal.

“Sabemos que todos os membros da UFPA estão sendo muito exigidos nesse período de pandemia, quando a universidade pública enfrenta também muitos obstáculos. Temos que nos fortalecer nessa conjuntura lembrando a importância e o impacto de nosso trabalho. Quantas instituições podem dizer que entregam para a sociedade o melhor que se espera delas? A UFPA entrega: conhecimento de ponta, educação de qualidade, inclusão e cidadania. Estamos aqui movidos pela possibilidade de mudar a sociedade e o país”, observou. E concluiu: “O que entregamos para a sociedade tem o efeito de transformar o presente e o horizonte de futuro. E o futuro que queremos é o da Educação e da Ciência”.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA

Foto: Reprodução de tela