Página inicial > Ultimas Notícias > Proeg divulga o resultado final da seleção de projetos ao Programa LabInfra 2021

• Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 17h03

labinfra 2021

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), divulgou, nesta quinta-feira, o resultado final da seleção de projetos submetidos ao Edital nº 11/2020 – PGRAD/LabInfra 2021. O Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios (PGRAD-LabInfra) tem a finalidade de promover apoio em forma de recursos de infraestrutura para a melhoria ou a criação de laboratórios/espaços de atividades práticas para a comunidade docente e estudantil da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Desde 2017, ano em que foi lançado o primeiro edital desse programa, a cada ano foram investidos recursos da ordem de 4 milhões de reais, compreendendo recursos de capital, custeio e bolsas de monitoria, materializando uma política de distribuição de recursos em expansão e consolidação das ações de reestruturação da infraestrutura laboratorial e de demais espaços de atividades práticas dos diversos cursos de graduação e da educação básica, técnica e tecnológica da universidade multicampi.

“O LabInfra tem sido um dos programas fundamentais para avançarmos na melhoria do ensino de graduação. Com investimentos contínuos ao longo dos últimos cinco anos, conseguimos renovar o parque de equipamentos de mais de 300 laboratórios que atendem às atividades de ensino, mas também de pesquisa e extensão. A expansão do alcance do programa, este ano, para os laboratórios do ensino básico, técnico e tecnológico, demonstra o esforço institucional na qualificação do ensino, em todos os níveis, mesmo diante dos desafios dos cortes orçamentários sofridos desde 2016”, pontua o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Neste ano de 2021, o apoio financeiro abrangeu tanto o ensino de graduação quanto o ensino básico, técnico e tecnológico da UFPA e diferenciou-se entre projetos de duas categorias: projetos de atualização para laboratórios apoiados pelo edital de 2017 e projetos novos de reestruturação de laboratórios/espaços de atividades práticas. Para cada categoria, o edital previa o apoio de manutenção na forma de recursos de custeio com bolsas de monitoria de até 21 mil reais (projetos de atualização) e apoio na forma de capital, custeio e bolsas de monitoria de até 60 mil reais (projetos novos).

“Um dos objetivos estratégicos da UFPA é a elevação da qualidade acadêmico-pedagógica do ensino de graduação da UFPA. Nesse sentido, o subprograma LabInfra (no âmbito do PGRAD) concretiza o apoio para a criação e/ou reforma de laboratórios, ou espaços para aulas práticas, para a aquisição e a instalação de equipamentos e demais materiais (recursos de capital) e também para despesas de serviços, reformas e manutenção em geral. Esse aporte financeiro visa contribuir para que os cursos contemplados cumpram seus requisitos curriculares de maneira transformadora, mirando para a formação da sociedade do conhecimento. Tudo isso mensurável em índices de qualidade acadêmica e taxas de sucesso”, aponta a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira.

Na seleção deste ano, foram submetidos 82 projetos ligados à maioria das Unidades Acadêmicas e ao ensino básico, técnico e tecnológico, sendo classificado na relação final o total de 56 projetos: 12 da categoria de atualização e 44 projetos novos de reestruturação laboratorial.

Os coordenadores de projetos contemplados na classificação final receberão, pelo endereço eletrônico cadastrado no Sisprol, informações da Coordenadoria de Orçamento e Finanças da Proeg (COF/Proeg), contendo orientações detalhadas sobre a execução financeira para o ano 2021, bem como comunicado de reunião conjunta com a Proeg e a Diretoria de Compras e Serviços da Pró-Reitoria de Administração (DCS/Proad). Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse a lista dos projetos selecionados aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Proeg