Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para Webinário de Estágio Supervisionado no Ensino Remoto encerram nesta sexta-feira, 21

• Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 14h26

Webinario Ensino Remoto

Com a proposta de promover um diálogo sobre o que está sendo realizado nos estágios supervisionados no período de suspensão das atividades presenciais da Universidade Federal do Pará, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg) irá realizar o 1º Webinário de Estágio Supervisionado no Ensino Remoto. O evento virtual será no dia 25 de maio e contará com mesa-redonda e discussão em Grupos de Trabalho. As inscrições podem ser feitas até hoje, 21, por meio de formulário eletrônico, disponível aqui.

Voltado a coordenadores de estágios e a docentes que ministram os estágios e as práticas curriculares, o evento tem o objetivo de viabilizar a troca de experiências, considerando os que influenciam no planejamento do componente curricular Estágio Supervisionado. O evento será um momento para refletir sobre a ação docente/discente em tempos de pandemia, mas servirá também para discutir e apresentar propostas de como viabilizar a continuidade das atividades de formação, especificamente os estágios obrigatórios nos cursos de graduação da UFPA.

De acordo com as professoras Lina Gláucia Dantas, diretora de Desenvolvimento de Ensino da Proeg, e Glaucy Ramos Figueiredo, coordenadora de Acompanhamento Curricular da Proeg, a maior expectativa em relação a este encontro é partilhar as dificuldades, os êxitos e os desafios que foram impostos pela pandemia e propor alternativas viáveis para o ensino remoto, pois o estágio configura-se como etapa fundamental da formação acadêmica no ensino de graduação.

“A pandemia nos trouxe muitas adversidades, sem dúvida alguma, mas o tempo do isolamento nos fez refletir sobre tudo o que já estava organizado, a casa, o trabalho, o lazer, os compromissos, e soma-se a esse conjunto a sala de aula e o seu maior desafio, o estágio. O ensino remoto impôs a reelaboração do ato de ensinar/aprender, a importância do Webinário é realizar o evento no momento em que os sujeitos necessitam dessa troca de experiências de estágio vivenciadas na pandemia, minimizando os impactos que o isolamento social impôs ao ensino de graduação na UFPA. A criatividade do fazer acadêmico está em alta, pois todos estão vivendo novas experiências”, explicam.

O evento é organizado pela Proeg, por meio de sua Assessoria Multicampi e da Assessoria de Planejamento, com apoio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, com base na demanda identificada por meio de escutas sobre o ensino remoto nos campi e institutos da UFPA, nos períodos de novembro e dezembro de 2020 e março e abril de 2021.

Programação - A abertura da programação será feita a partir das 9h, com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, da pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília de Nazaré Ferreira, e da diretora de Desenvolvimento de Ensino da Proeg, Lina Gláucia Dantas. A mesa-redonda acontecerá logo na sequência e abordará a temática “O Estágio Curricular no Ensino Remoto”, com as professoras convidadas Russel Teresinha Dutra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Laís de Miranda Crispim, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Já a partir das 14h, haverá, simultaneamente, dois Grupos de Trabalho, os quais abordarão a troca de experiências no estágio curricular tanto em bacharelado quanto em licenciatura. Ambos serão realizados com docentes de diversas faculdades da UFPA, dos campi Belém, Tucuruí e Castanhal.

Webinário de Estágio Supervisionado no Ensino Remoto

Data: 25 de maio

Evento virtual pela Plataforma Google Meet

Inscrições: até esta sexta-feira, por meio de formulário eletrônico, gratuitamente.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Proeg