Página inicial > Ultimas Notícias > Novas doações coletivas são feitas à Campanha UFPA conta a fome

Novas doações coletivas são feitas à Campanha UFPA conta a fome

• Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2021, 09h51

WhatsApp Image 2021 05 24 at 08.51.20

A Campanha UFPA contra a fome continua arrecadando cestas básicas para doação a famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade possui campus. Na última semana, novas doações coletivas foram entregues por unidades da instituição.

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) fez a doação de 20 cestas básicas coletadas por professores, técnicos, estudantes e amigos da unidade. A entrega foi feita na terça-feira, 18 de maio, pela professora Selma Pena, diretora do ICED, e pela professora Conceição Cabral.

“O Instituto de Ciências da Educação, desde maio de 2020, realiza a campanha “ICED solidário”, que recolhe uma determinada quantia mensal para ajudar alunos da graduação em Pedagogia e em Educação Física em situação de vulnerabilidade. Além dos docentes e técnicos administrativos, estudantes da pós-graduação e servidores aposentados também colaboraram com as doações, mostrando assim que ser solidário está ao alcance de todos e todas. Entendendo a importância da Campanha UFPA contra a fome, decidimos unir as duas formas de solidariedade, dividindo o que é arrecadado mensalmente entre alguns(mas) estudantes que necessitam do recurso em espécie – inclusive, para a compra de medicamentos – e, outra parte, para comprar cestas básicas como contribuição para a campanha da universidade. Dessa forma nos mantemos firmes na luta de justiça e vida para aqueles(as) que vivem em algum contexto de vulnerabilidade”, relatou a professora Selma Pena.

WhatsApp Image 2021 05 24 at 08.51.19Também na terça, 18 de maio, o Instituto de Letras e Comunicação (ILC) entregou sua doação: 20 cestas arrecadas. A entrega foi feita pela professora Walkyria Magno, diretora-geral do ILC, juntamente com a professora Germana Sales e os técnicos Kelly Peres e Benedito da Costa Lima Junior, da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA) do Instituto.

A professora Walkyria Magno relatou que, no instituto, fizeram divulgações da campanha nas redes sociais e pelo WhatsApp para arrecadar os recursos para compra das cestas. A campanha deve continuar: “Nós pretendemos fazer uma contribuição mensalmente. A iniciativa é muito importante e é uma maneira de nós mostrarmos nossa solidariedade”, declarou.

No mesmo dia, o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) doou 74 cestas básicas arrecadadas entre docentes, técnicos e discentes do Núcleo. A entrega foi feita pelo técnico Hélio Almeida. A diretora do NTPC, professora Celina Magalhães, falou do entusiasmo da comunidade o Núcleo com a Campanha e destacou o papel social da Universidade: “Com essa iniciativa a UFPA reitera seu valor não somente acadêmico e científico, mas igualmente social. Sobretudo nesse momento tão difícil que muitas famílias passam, muitas vezes padecendo ao mesmo tempo pela fome e pela Covid-19. É importante ressaltar que o fator social é presente no próprio estatuto da instituição e igualmente por toda sua história de inserção social e de desenvolvimento socioeconômico da região”.

WhatsApp Image 2021 05 24 at 08.51.19 1A campanha continua - A Campanha UFPA contra a fome foi lançada em abril, a fim de contribuir com o enfrentamento da fome, problema agravado no contexto da pandemia. Continuam as arrecadações de cestas básicas de alimentos para distribuição a famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade possui campus.

Em Belém, as arrecadações ocorrem no Centro de Eventos Benedito Nunes (localizado no campus do bairro Guamá), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, os postos de arrecadação funcionam nos campi universitários da UFPA (confira os endereços, dias e horários de funcionamento). Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Acervo da Campanha