Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga edital de seleção de projetos em parceria com a empresa Hydro

UFPA divulga edital de seleção de projetos em parceria com a empresa Hydro

• Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 13h00

HYDRO ALBRAS portal

As Pró-Reitorias de Relações Internacionais (Prointer) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará lançaram, em parceria com a Empresa norueguesa Norsk Hydro do Brasil, uma chamada para selecionar internamente um projeto de pesquisa que contemple soluções de aplicações viáveis para a escória de ferro (EF), subprodutos que se formam no processo de produção do alumínio. As propostas podem ser submetidas até o dia 21 de junho, pelo endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Podem concorrer à chamada do edital grupos de pesquisa e docentes pesquisadores da UFPA com qualificação e condições de infraestrutura suficientes para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação industrial na área de competência indicada no Edital. São considerados como áreas afins para o projeto: Química, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Metalurgia, porém outras áreas não mencionadas podem ser enquadradas na análise, desde que devidamente justificadas na proposta.

Os recursos financeiros para o desenvolvimento da pesquisa serão aportados integralmente pela Hydro/Albras e destinam-se às despesas para a execução do projeto referentes a pessoal (bolsas), materiais de consumo, diárias, passagens e despesas de locomoção, serviços de terceiros (pessoa física e pessoa jurídica), despesas de suporte operacional e a outras despesas correntes, além de equipamentos de laboratório.

Submissão - As propostas submetidas devem conter revisão bibliográfica; caracterização do resíduo, estudos laboratoriais para beneficiamento e utilização da EF; avaliação preliminar de custos, balanços de massa, energia e avaliação de aspectos ambientais, como emissão de CO2, geração de resíduos etc.; avaliação de potenciais clientes para o uso da EF e cronograma físico-financeiro.

O coordenador da proposta deverá enviar um único arquivo em formato PDF, contendo no máximo 10 laudas, para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A avaliação e  a classificação das propostas submetidas serão realizadas por uma comissão constituída por técnicos atuantes na área de alumínio da Hydro/Albras. O prazo para divulgação do resultado final é o dia 5 de julho, pelo site da Prointer.

O edital ressalta, ainda, que o projeto submetido deve considerar que a escória de ferro é gerada do processo de escumagem dos fornos de indução que prepara a liga metálica usada para o chumbamento das hastes metálicas ao ânodo e que são geradas 360 toneladas do material ao ano, sendo o estoque atual de 2.000 t, o que ocupa espaço significativo nas áreas de armazenamento interno da Albras. Outras informações destacadas são de que a EF é composta majoritariamente de ferro metálico (51%), óxido de silício (26%) e óxido de alumínio (12%) e é classificada como resíduo não inerte, classe II A.

Parceria UFPA/Hydro - A Universidade Federal do Pará e a Empresa Norsk Hydro do Brasil possuem um longo histórico de cooperação. Recentemente, a empresa foi responsável pela doação de 890 tablets para o Programa de Inclusão Digital da UFPA, além de firmar parceria com a UFPA para fomentar a ciência em prol do desenvolvimento de soluções inovadoras de enfrentamento à Covid-19.

O Edital lançado agora é um desdobramento do Convênio de Cooperação entre a Norsk Hydro e a UFPA que foi assinado em maio de 2019. Esse convênio deu origem a um Comitê de Governança com representantes da empresa e da Instituição para dar operacionalidade às pesquisas aplicadas e a outras iniciativas voltadas para novas tecnologias aos processos produtivos do estado do Pará, o que, inclusive, foi o pontapé inicial para a criação do curso de Especialização em Engenharia Geotécnica, o primeiro no Pará, com início das aulas no dia 13 de maio.

Essas iniciativas são muito relevantes considerando-se o cenário em que o Pará já é o primeiro estado minerador do Brasil e possui a cadeia do alumínio integrada, desde a extração da bauxita até a produção do alumínio em sua forma final. Para o Comitê de Governança , mais do que fornecedor de commodity, o Pará também deve ser uma referência em tecnologia de alumínio, e essa parceria permite estimular os grupos de pesquisa e os pesquisadores com esse foco..

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA