Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto RodaVida recebe novos alunos de graduação com a live “Calourada Acolhida”

• Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 15h59

live calourada acolhida

O Projeto RodaVida irá realizar, pela primeira vez,  a live “Calourada Acolhida”, nesta quarta-feira, 26 de maio de 2021. O objetivo da programação é oferecer acolhimento e informação aos novos  discentes da graduação da UFPA. A live será transmitida pelo canal do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE) no Youtube, a partir das 19h30.

A programação foi pensada como uma forma de apresentar algumas ações da Universidade para os novos alunos, mostrando oportunidades que a UFPA pode ofertar, experiências que podem ser vivenciadas no ambiente acadêmico, alternativas para solução de possíveis conflitos, canais de ajuda e outros assuntos que dizem respeito a esse novo momento na vida dos estudantes universitários.O formato de live foi escolhido por ser uma maneira prática, que possibilita uma ampla participação e um melhor alcance, em virtude da opção de ficar gravada e disponível no canal para quem não puder participar ao vivo ou desejar assistir em outros momentos.

O Ensino Remoto, por ser uma estrutura de ensino atípica para a universidade, transforma os vínculos gerados dentro da universidade. Os novos alunos conhecerão ainda apenas essa realidade atípica,  assim é fundamental realizar um acolhimento para que eles se sintam pertencentes ao espaço da universidade, mesmo que a distância, e para que percebam todo o suporte que a UFPA possui para buscar a sua permanência no curso, além de todas as experiências que eles ainda podem viver dentro desse espaço, físico ou remoto”, explica Larissa Megale, bolsista do projeto.

RodaVida - O RodaVida é uma iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE), vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), voltado para a saúde mental dos estudantes de graduação da UFPA, com o objetivo de oportunizar um espaço seguro de diálogo, em que os graduandos possam se sentir acolhidos e orientados a como lidar com os desafios de seu cotidiano na Universidade.  O projeto é coordenado pela professora Aline Menezes.

Além de promover rodas de conversas entre os estudantes e o acolhimento individual, ambos de forma remota,  o RodaVida, com a Saest, também produziu uma cartilha abordando pontos importantes para a saúde mental dos estudantes,  a qual pode ser acessada aqui.

Calourada Acolhida

Data: 26/5/2021

Plataforma: Canal do LSE no Youtube

Para mais informações sobre o projeto, acesse as redes sociais do RodaVida.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação RodaVIda