Página inicial > Ultimas Notícias > Divulgado o resultado da primeira etapa da habilitação de calouros(as) da 1a Chamada do PS 2021

• Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2021, 12h12

PS 2021 Habilitacao Homologacao Chamada 1 Portal

O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta quarta-feira, 26 de maio, o resultado da primeira etapa da habilitação dos(as) calouros(as) da 1a Chamada do PS 2021. Essa fase consistiu na avaliação dos documentos obrigatórios submetidos pelos(as) estudantes no sistema de Cadastro Online de Calouros (COC). Dos(as) 5.539 candidatos(as) analisados(as), 4.826 tiveram sua documentação deferida.

Quem não teve a sua documentação deferida nessa etapa pode apresentar recurso até 12 horas do dia 31 de maio (segunda-feira), enviando o formulário de recurso e demais documentos que julgar necessários, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Aqueles(as) estudantes que estiverem deferidos(as), e não se inscreveram em cotas para pretos, pardos e indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD), devem aguardar a programação da Semana do Calouro, a ser divulgada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A matrícula nos componentes curriculares do período letivo é feita de forma automática pelas respectivas faculdades às quais os cursos estão vinculados. Para saber qual o período letivo de ingresso em cada curso, consulte o quadro disponibilizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Ensino de Graduação (PROEG). Lembrando que a matrícula ainda será condicional até que seja feita a etapa presencial da habilitação, que se refere à entrega da documentação original e cópia para conferência, quando as condições sanitárias permitirem.

Os(As) calouros(as) que se inscreveram em cotas PPI ou PcD ainda devem aguardar o resultado das demais etapas de que também participam. Este ano, os(as) estudantes que se autodeclararam negros(as) (pretas/as ou pardos) na inscrição do PS 2021 também passam pela avaliação da Banca de Heteroidentificação. A banca está fazendo a análise do fenótipo dos(as) estudantes por meio dos arquivos de foto e vídeo enviados e decidirá, em parecer único, se o(a) calouro(a) é identificado(a) como “pessoa negra” ou “pessoa não negra”. Em caso de dúvida, a banca pode solicitar avaliação presencial quando a situação epidemiológica permitir. Nesse caso, o(a) estudante será deferido condicionalmente. Se não deferido pela Banca de Heteroidentificação, o(a) calouro(a) terá direito a ser automaticamente avaliado por uma segunda banca, a Banca Recursal, que emitirá parecer final.

As pessoas autodeclaradas indígenas classificadas no PS 2021 também passam por uma segunda etapa da habilitação, que é a verificação da sua autodeclaração de pertencimento étnico.

Já os(as) calouras que se autodeclaram pessoa com deficiência (PcD) têm sua documentação comprobatória ainda avaliada pela Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD na terceira etapa da habilitação. Após as avaliações, a comissão emitirá parecer como indeferido(a), deferido(a) ou deferido(a) condicionalmente para ocupação ou não da vaga na UFPA.

A previsão é que o resultado dessas demais etapas seja divulgado na primeira quinzena de junho, com prazo para eventuais recursos.

Etapa presencial - A quarta e última etapa da habilitação será a apresentação presencial dos documentos obrigatórios. A entrega presencial dos originais e das cópias da documentação ocorrerá em data ainda indefinida, a ser informada quando as condições sanitárias forem viáveis. O cronograma será divulgado em edital específico e poderá ser agendada no transcorrer do período letivo.

Os(As) calouros(as) deferidos(as) condicionalmente poderão efetuar sua matrícula e, quando as condições permitirem, entregarão sua documentação para obtenção da habilitação em definitivo ou não.

Recurso ao resultado da 1a Etapa da Habilitação

Prazo: até 12h do dia 31/5/2021