Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Tucuruí realiza a primeira edição do Workshop Paraense de Computação Aplicada em junho

• Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 10h41

Workshop Tucuruí

Nos dias 28 e 29 de junho, o Campus Tucuruí da Universidade Federal do Pará vai promover a primeira edição do Workshop Paraense de Computação Aplicada (I WPCA). Com a proposta de difundir o conhecimento de computação e demonstrar a aplicação da computação nas mais diversas áreas, o evento será composto por sessões técnicas com apresentação de resumos simples e expandidos, palestras e minicursos, possibilitando uma ampla discussão sobre o tema. As submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 31 de maio, aqui.

O workshop é voltado a alunos de graduação, mestrado e doutorado que estejam desenvolvendo trabalhos com o uso de aplicações computacionais. Porém o evento não é restrito a uma área científica. Como se trata de computação aplicada, todas as áreas que fizerem uso de computação podem se inscrever para participar do evento e também podem enviar resumos.

“Por se tratar de um workshop que será realizado em formato virtual, todas as instituições que tiverem alunos ou pesquisadores que desenvolvam ou usem aplicações computacionais podem, por meio deste evento, adquirir e compartilhar conhecimento. Esperamos divulgar os projetos científicos relacionados à aplicação da computação, promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes na área e os estudantes das mais diversas instituições”, afirma o professor Allan Veras, um dos responsáveis pela organização do WPCA.

O WPCA é organizado pelo Grupo de Pesquisa BIOD, com apoio da Faculdade de Engenharia de Computação (Fecom/UFPA-Tucuruí) e colaboração do Campus Tomé-Açu da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e do Campus Marabá da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Inscrições e submissões - As inscrições para participar do workshop devem ser feitas por meio do formulário eletrônico, gratuitamente. Já o prazo para submissão de trabalhos se encerra no dia 31 de maio. As submissões devem ser realizadas de forma eletrônica, para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., nos formatos de resumos simples ou expandidos. O template está disponível no site do I WPCA. A divulgação dos trabalhos aceitos será feita no dia 15 de junho.

As apresentações serão feitas por meio de pôster virtual na Plataforma Google Meet, as quais terão um membro da organização como moderador da sala. Nessas salas, os autores poderão apresentar seus trabalhos e compartilhar slides, e outros participantes poderão assistir, além de tirar dúvidas e realizar debates em tempo real.

“O evento possui uma relevância significativa, visto que aproxima as pesquisas científicas e profissionais dos estudantes da área, mesmo que de forma remota. Assim é possível alcançar a meta principal, que é a promoção da Ciência e Tecnologia desenvolvida pelas universidades, e colocar no mapa científico da nossa região as pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Pará, Campus de Tucuruí”, enfatiza o docente.

I Workshop Paraense de Computação Aplicada (I WPCA)

Data: 28 e 29 de junho

Data limite para submissão de trabalhos: 31 de maio, aqui.

Inscrições: gratuitas, por meio de formulário eletrônico.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação