Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição apresenta ao público os melhores momentos do Festival Jambu Live

Exposição apresenta ao público os melhores momentos do Festival Jambu Live

• Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 18h51

Exposição Jambu 1

O Projeto Jambu Festival movimentou o setor cultural paraense com a realização de atividades de fomento e valorização de artistas locais em 2019 e 2020. Agora, o projeto caminha para a etapa de encerramento com a realização de uma exposição multimídia do Festival Jambu Live e o lançamento de seu site oficial. A exposição ocorre entre os dias 28 de maio e 13 de junho, no Shopping Bosque Grão-Pará, em Belém. O projeto é uma realização da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (Facom/UFPA).

A exposição e o site oficial do projeto representam o encerramento de sua primeira edição. Eles trazem ao público resultados das atividades, reforçam a importância da valorização da cultura local e mostram o quão importante é a extensão universitária, que leva o conhecimento produzido nas universidades para a população.

“A ideia foi trazer uma síntese do que rolou no festival, apresentando fotografias de todas as 70 atrações, especificando por dia de apresentação e interagindo com o público visitante, pois cada uma das fotografias referentes às atrações artísticas é acompanhada de um QR Code, sugerindo uma maior interação, visto que o público poderá ouvir e ver um pouquinho de cada uma das atrações realizadas pelo festival.”, explica Rosa Arraes, que assina o Projeto Expográfico junto com Marcel Campos.

Exposição JambuSobre o projeto - O Jambu Festival é resultado da união de dois projetos de extensão da Facom/UFPA, o Conexões Periferia e o homônimo Jambu Festival. Coordenados pela professora Regina Lima, os projetos foram financiados pelas Emendas Parlamentares do senador Paulo Rocha e do ex-deputado federal Zé Geraldo.

O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma série de oficinas em escolas públicas dos municípios Belém, Curuçá e Marapanim, ambos no Pará, voltada para crianças e adolescentes, com oficinas de fotografia, teatro, dança e música, e também oficinas de capacitação para artistas locais, com profissionais experientes em áreas como marketing digital e gestão de carreira.

Em sua segunda etapa, que precisou ser adaptada ao contexto da pandemia da Covid-19, o projeto realizou o Jambu Live, maior festival on-line de cultura paraense. O Jambu Live reuniu mais de 70 artistas de música, dança, teatro e performance em mais de 70 horas ao vivo na internet. O festival movimentou o setor em meio ao contexto de crise em que ele se encontra e garantiu entretenimento com segurança e com respeito à diversidade cultural.

Sobre a realização do projeto, a professora Regina Lima explica que ele mostra a importância dos projetos de extensão das universidades, visto que eles têm entre seus objetivos colocar a sociedade em contato direto com a universidade pública. Para a realização do Jambu Live, houve, ainda, uma preocupação em dar visibilidade a artistas locais, tanto os que estão no  início de suas carreiras quanto os mais antigos.

“Dada a importância dos resultados apresentados pelo festival, ele merece uma segunda edição. Não sei se nos mesmos moldes, e é isso que estamos fazendo agora, repensando a metodologia. Pensar de uma forma que a gente traga as oficinas, que são muito importantes para o setor cultural, e ver como podemos trabalhar os shows de forma criativa, inovadora e respeitando todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.”, explica Regina Lima.

Exposição Jambu Live

Evento gratuito