Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de Museologia apresentam “A Exposição Mais Cabreira da UFPA”

Estudantes de Museologia apresentam “A Exposição Mais Cabreira da UFPA”

• Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 13h44

Exposição virtual Versão portal

A turma de 2017 do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará vai apresentar, de 4 de junho a 1º de julho, a primeira exposição curricular do curso, intitulada “Vozes, Visões, Visagens (VVV) - A Exposição Mais Cabreira da UFPA”. Por meio de apresentações virtuais, a programação irá homenagear narrativas regionais da Amazônia e seus impactos culturais que marcaram várias gerações até os dias de hoje. Para acompanhar a exposição, acesse as redes sociais do VVV.

O objetivo da exposição é promover uma extroversão do aprendizado que os alunos absorveram durante o curso. É uma atividade obrigatória que faz parte da grade curricular do sétimo semestre de Museologia e a culminância de quatro componentes curriculares com a disciplina Teoria de Técnicas Expositivas, as quais devem ser aplicadas em uma prática que integra o cotidiano dos museus, que é comunicar e difundir o seu acervo. Este ano, o tema escolhido pelos discentes tem o intuito de trazer narrativas orais que fazem parte do imaginário da cidade de Belém e organizá-las em um percurso expositivo acessível à comunidade.

Inicialmente, a exposição seria feita em formato físico, com o início da montagem previsto para os primeiros meses de 2020. Em virtude do avanço da pandemia de Covid-19 e da consequente suspensão das atividades presenciais na UFPA, o projeto teve que passar por mudanças.

“Nosso maior desafio foi o tempo. A migração para o meio virtual exigiu a readaptação completa do projeto expográfico, novas propostas e pesquisas, novas captações de recursos e serviços e novas formas de se relacionar com o público. Tudo pensado e realizado de forma remota e em um curto espaço de tempo, que durou, em média, cinco meses”, conta a aluna Thaís Palheta, uma das responsáveis pela organização.

Para a professora Idanise Hamoy, orientadora do planejamento e projeto da exposição, tais desafios também contribuíram para algumas atualizações no Projeto Pedagógico do curso de Museologia. “Montar uma exposição virtual segue um processo similar ao planejamento e à montagem de uma exposição física, com peculiaridade própria do suporte. Mas, de fato, nos componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico, havia algumas lacunas sobre o desenvolvimento de projetos virtuais, o que também nos obrigou a incluir na revisão do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) novos processos de montagem de exposições virtuais. É uma realidade da qual não podemos mais fugir! Esta é a primeira experiência de uma turma de Museologia da UFPA em apresentar uma exposição virtual e estamos nesse aprendizado juntamente com os discentes”, expõe.

O projeto expográfico começou a ser formulado em 2019, seguindo etapas de desenvolvimento do conteúdo conceitual, organização de ideias e design final, seguidos pelo processo de montagem. Ao todo, são 17 integrantes divididos em quatro equipes: Projeto, Pesquisa, Educativo e Gestão, que somam esforços e propostas que comunicam e difundem a cultura local.

Exposição virtual - O link para acesso do público à exposição será disponibilizado nos próximos dias, nas redes sociais, pela equipe organizadora. A expectativa para a divulgação do trabalho já toma conta dos estudantes, que esperam contribuir significativamente com a preservação e divulgação das narrativas orais e das velhas histórias em um novo ambiente: o virtual. "Esperamos ansiosos por este momento. Em virtude dos acontecimentos recentes, tivemos a surpresa e o prazer de sermos os primeiros a realizar o projeto de forma virtual. Abraçamos este desafio com a esperança de entregar um ótimo e acessível projeto, que estimule conversas e inspire pessoas sobre suas diversas relações com a cultura amazônica”, conclui Thaís Palheta.

Exposição “Vozes, Visões, Visagens (VVV) - A Exposição Mais Cabreira da UFPA”

Data: de 4 de junho a 1º de julho

O link para acesso à exposição será divulgado, em breve, nas redes sociais do VVV.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA