Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as inscrições para o Programa Navega Saberes Infocentro 2020

Estão abertas as inscrições para o Programa Navega Saberes Infocentro 2020

• Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 16h37

Programa Navega Saberes portal

Está aberto o prazo para submissão de propostas ao Programa Navega Saberes Infocentro 2021. O objetivo da iniciativa é promover a participação de professores, técnicos administrativos e alunos no desenvolvimento de projetos de extensão voltados para a inclusão social, por meio de tecnologias da informação e comunicação. As inscrições serão realizadas até o dia 30 de junho de 2021, por meio do Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae).

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de Projetos de Extensão vinculados ao Projeto Pedagógico de Curso de Graduação das unidades acadêmicas dos autores e devem se enquadrar em uma das áreas temáticas previstas no Plano Nacional de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e/ou Trabalho. O projeto deve, ainda, envolver, em sua metodologia de trabalho, mais de uma unidade acadêmica da UFPA, podendo contemplar também outras instituições públicas ou privadas.

Para este edital, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA) oferece 100 novas bolsas, com a validade de 12 meses, voltadas a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, aqueles cuja família possua renda per capita não superior a um salário mínimo e meio. Para cada projeto classificado, será concedida uma bolsa no valor de R$ 400,00. As bolsas terão vigência de agosto de 2021 a julho de 2022.

Submissão de projeto - Podem participar da seleção coordenadores de projetos, docentes ou técnicos-administrativos com nível superior que integrem o quadro efetivo da UFPA, sendo que o participante não poderá submeter mais de uma proposta e nem submeter projeto que já esteja recebendo bolsa de outro Edital da Proex.

As submissões podem ser realizadas por meio de formulário e anexação de documentos via Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (Sisae), presente no site da Proex, até o dia 30 de junho de 2021. Para que um projeto seja aceito, é obrigatória a aprovação prévia da proposta pelo órgão colegiado da unidade acadêmica de vinculação do autor do projeto, além da declaração de aprovação da proposta pelo gestor máximo da unidade e da apresentação da declaração de pertinência da proposta com um Projeto Pedagógico de Curso, emitida pela direção da faculdade correspondente, conforme o edital.

As propostas inscritas serão classificadas por dois avaliadores cadastrados no banco de dados do Sisae, que atribuirão nota de 0 a 10, de acordo com critérios previstos no edital. Serão classificadas propostas que obtiverem nota igual ou superior a 7, respeitando os critérios de desempate dispostos no edital.

Cadastro de bolsistas - Para inscrição de bolsista, o coordenador do projeto contemplado deverá indicar no Sisae os dados do discente e, em seguida, este candidato à bolsa deverá realizar seu cadastro no Sigaest, responder ao Questionário Socioeconômico e anexar a documentação solicitada.

Candidatos que não possuem vulnerabilidade socioeconômica estão livres para participar do projeto, sem bolsa, desde que estejam regularmente matriculados em um curso de graduação e/ou pós graduação da UFPA ou de outra IES vinculada ao Projeto de Extensão  e tenham o CRG superior a 5.

Programa Navega Saberes Infocentro 2021

Prazo para submissão: de 1° a 30 de junho de 2021.

Inscrições: Sistema de Gerenciamento das Ações Extensionistas (SISAE).

Período de vigência das bolsas: de agosto de 2021 a julho de 2022.

Para mais informações, acesse o edital.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA