Página inicial > Ultimas Notícias > Junho Vermelho: Cartilha visa incentivar sociedade à doação de sangue

Junho Vermelho: Cartilha visa incentivar sociedade à doação de sangue

• Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 13h51

portal jun ver

O mês de junho é marcado por uma grande campanha nacional, o Junho Vermelho, criada em 2015, para conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue para atendimento das demandas hospitalares de transfusão. Para ajudar nessa ampliação dos estoques dos bancos sanguíneos, que se encontram em situações ainda mais críticas no atual contexto da pandemia da Covid-19, a Liga Acadêmica de Agentes Infecciosos e Parasitários (LAIP) está promovendo ações de educação em saúde nas redes sociais e a produção de material educativo com informações sobre a doação de sangue e os seus aspectos biológicos.

Junho foi escolhido por historicamente ter menor reincidência de doações e por ser o mês em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14. Desde o ano passado, a campanha se faz ainda mais necessária, uma vez que o mundo passa pela pandemia da Covid-19, em que o isolamento social ainda é necessário, dificultando a doação de sangue espontânea. A consequência são os estoques de sangue em níveis cada vez mais baixos em todos os hemocentros do país.

Para reforçar a campanha, os integrantes da Liga Acadêmica de Agentes Infecciosos e Parasitários (LAIP/UFPA), Marcus Vinícius da Silva Castro, estudante da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Salathyel Farias Pereira, estudante da Universidade Estadual do Pará (UEPA), produziram a cartilha "Junho Vermelho: doe e salve!" com o objetivo de conscientizar a população, de forma lúdica e acessível, sobre a importância da doação de sangue. A cartilha traz informações como: o que são os Hemocentros, o que é tipagem sanguínea, requisitos para doação de sangue e as etapas da doação.

“Tendo em vista que aproximadamente 1,8% da população é doadora de sangue, quando a meta são 3%, percebemos que o problema não está no conhecimento das pessoas sobre a importância da doação de sangue em si, mas sim para encorajar-se, de forma voluntária, para doar. Por isso acreditamos que preparar uma cartilha educativa, que explana, de modo acessível, o processo, até mesmo segundo um viés biológico, possa sensibilizar o público-alvo de que doar sangue se trata não apenas de um ato altruísta, mas também de uma necessidade para a manutenção das condições vitais de pacientes que dependem disso”, relata o estudante Victor Gabriel, presidente da LAIP.

Além da cartilha, os integrantes da LAIP também têm usado as redes sociais facebook e instagram para divulgar outros materiais educativos.

Quem pode doar - O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisa seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter tido uma boa noite de sono e estar bem alimentado. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já para a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar após 7 dias.

Biblioteca Parceira, Usuário Solidário - A Biblioteca Central da UFPA e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) têm uma parceria, desde 2018, de incentivo à doação de sangue. Essa coparticipação deu início à Campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”, ação em que os doadores que participarem e estiverem suspensos pela Biblioteca Central (impedidos de pedir empréstimos de obras) poderão normalizar a situação, por meio de uma doação.

Para regularizar a situação na Biblioteca Central, o doador deve ir ao Hemopa e identificar-se com o código 263, criado pela Fundação especificamente para esta campanha.

Saiba mais:

Cartilha "Junho Vermelho: doe e salve!"Junho Vermelho: doe e salve!"

Hemopa

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA