Página inicial > Ultimas Notícias > Conferência internacional realiza debate sobre desenvolvimento sustentável

Conferência internacional realiza debate sobre desenvolvimento sustentável

• Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 15h50

Vamos

Estão abertas as inscrições para a Conferência “Teaching and Learning in Wicked Times”, que será realizada pelo Projeto de Cooperação Internacional Vamos e que tem como foco desenvolver, nos anos de 2021 e 2022, metodologias inovadoras de Educação a Distância (EaD) em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A conferência ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho de 2021, de forma virtual, e está aberta a toda a comunidade acadêmica, com inscrições gratuitas no site. As sessões serão em inglês, mas as perguntas também poderão ser feitas em espanhol e português.

Na conferência, serão apresentadas algumas experiências de educação sobre sustentabilidade ambiental que vêm sendo desenvolvidas nas instituições envolvidas na cooperação internacional, incluindo a Universidade Federal do Pará, que terá participação do reitor, Emmanuel Tourinho. A programação terá sessões ao vivo, via Zoom, das mesas que abordarão temáticas sobre as metodologias de ensino a distância, com foco na Inovação em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que possam dar respostas aos problemas ambientais persistentes encontrados em cada região. Alguns dos temas serão: Pedagogia do ensino superior para tempos difíceis; Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia; Mudanças climáticas e Gestão de Resíduos Sólidos.

A realização contará ainda com uma exposição fotográfica, na qual os alunos poderão expor narrativas pessoais de iniciativas sustentáveis desenvolvidas nos mais diversos campi. Para participar da exposição, acesse o site do evento.

Projeto Vamos - Aprovado no Programa Erasmus+ da Comunidade Europeia, “Cooperation for innovation and the exchange of good practices – Capacity Building in the field of Higher Education 2020, o ProjetoVirtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development” busca criar uma expertise na Educação para o Desenvolvimento Sustentável com base no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

Liderado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, o projeto também conta com a participação da University of Padua (Università Degli Studi Di Padova), na Itália; UNI Collaboration (Espanha); Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán; Technological, University of Honduras e National University of Forestry, em Honduras. No Brasil, além da UFPA, participam do projeto a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

“A importância do projeto, além da própria cooperação em si e da internacionalização, é que ele vai permitir, a partir de seus produtos (conteúdo de cursos, plataforma digital conjunta, repositório de ideias e informações, treinamentos de professores e publicações), criar canais de divulgação voltados à Educação para o Desenvolvimento Sustentável, fomentar e difundir boas práticas de sustentabilidade ambiental e contribuir para potencializar o alcance dos objetivos e das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, explica o professor Marcelo Diniz, coordenador do Vamos na UFPA.

Conferência “Teaching and Learning in Wicked Times”

Data: 15 e 16 de junho de 2021

Inscrição gratuita até o dia 12 de junho no site do evento

Para participar da mostra fotográfica, clique aqui.

Plataforma: Zoom

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA