Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Semana do Meio Ambiente: a importância de ações como a Coleta Seletiva
Início do conteúdo da página

Semana do Meio Ambiente: a importância de ações como a Coleta Seletiva

  • Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 18h45

SMA Coleta Seletiva

Dando seguimento à série de matérias em razão da Semana do Meio Ambiente, destaca-se o consumo e a produção responsáveis, que é um dos objetivos que integra a lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposta pela ONU. Na prática, esse objetivo inclui reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da redução do consumo, da reutilização dos materiais e a reciclagem pelas indústrias. Uma forma de ajudar no alcance deste objetivo passa pela adoção de uma prática bem simples, a coleta seletiva.

A coleta seletiva é uma etapa do gerenciamento de resíduos onde acontece a destinação dos materiais recicláveis, separados na fonte geradora. Na UFPA, a coleta seletiva é um dos eixos do seu Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e, tem colaborado para desviar uma quantidade significativa de matérias recicláveis que teriam com destino os lixões ou aterros sanitários. De acordo com estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (GPRSS), da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental /ITEC, somente em 2019, aproximadamente 92 toneladas de materiais recicláveis foram destinadas às cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras da Universidade.

Coleta Seletiva Solidária da UFPA – Em cumprimento ao Decreto Federal nº 5.940 – 25/10/2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis gerados pelos órgãos públicos federais e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, a Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Belém, iniciou o processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária na UFPA, em janeiro de 2007.

Coleta seletiva 01Esse processo iniciou com a formação da primeira Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA, que começou a elaboração de um Plano de Ação para a implantação da Coleta Seletiva Solidária na UFPA, onde as principais metas, além das atribuições previstas no decreto, seria planejar as campanhas educativas e a realização do diagnóstico da situação dos resíduos no campus Belém. Em seguida foi uma análise quantitativa e qualitativa dos resíduos gerados na Cidade Universitária para a instalação de Locais de Entrega Voluntária (LEV), analisando o modelo da coleta seletiva a ser realizada e os equipamentos a serem adquiridos.

Antes do início efetivo da coleta, houve ainda a realização encontros realizados entre 2008 e 2029, em várias unidades acadêmicas e administrativas, intitulados “Bate Papo Ambiental” e, que tinham como objetivos sensibilizar, mobilizar e motivar a comunidade universitária à prática da separação de seus materiais recicláveis gerados durante as atividades acadêmicas e administrativas; e de cursos de capacitação para os funcionários da empresa terceirizada de limpeza que atua na Universidade. Por fim, foi implantada então a quarta etapa, que foi a implantação da infraestrutura com a instalação colocação dos Locais de Entrega Voluntária (LEV), de placas educativas e a aquisição dos veículos de apoio; além da seleção das cooperativas a serem atendidas pela UFPA.

Outra ação da Comissão é a realização de projetos de sensibilização como o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” e projeto de extensão “Separar para a Coleta Seletiva Solidária: um gesto simples, uma atitude nobre”. Em 2017, com a adequação de uma área cedida pelo setor de transporte e a aquisição de uma balança digital, um novo espaço para armazenamento temporário para os materiais recicláveis veio melhorar o item infraestrutura, proporcionado a ampliação de trabalhos acadêmicos.

Atualmente, a UFPA conta ainda com 30 Locais de Entrega Voluntária (LEV) situados em pontos estratégicos nos quatro setores da Cidade Universitária: Básico, Profissional, Saúde e no Esportivo.

Trote Solidário e Sustentável 2021 – Realizado pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Multicampi, o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” vem promovendo, desde 2012, a responsabilidade socioambiental em direção a reflexões sobre a importância de atitudes simples no nosso dia a dia, como a separação de matérias recicláveis para a Coleta Seletiva Solidária da UFPA. O objetivo da ação é incentivar que os novos estudantes da UFPA doem o papel utilizado por eles durante anos de estudos, como: apostilas, cadernos, rascunhos, agendas e livros defasados sem condições de reuso.

Coleta seletiva 02Em função das limitações impostas pelo atual cenário de crise sanitária mundial, esse ano o Trote iniciará juntamente com a Semana de Acolhimento aos Calouros 2021, no período de 21 a 26 de junho, e se prolongará até o dia 21 de julho. Como uma forma de ajudar os catadores de materiais recicláveis que têm passado por dificuldades na coleta devido a pandemia, além do papel, esse ano a ação também arrecadará outros materiais recicláveis como: plásticos, vidros e metais, que devem ser entregues à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos do Sol, obedecendo a ordem de entrega estabelecida no edital de seleção. Além de seu papel social, o Trote também estará contribuindo para consolidar e fortalecer o compromisso socioambiental da UFPA.

Bate-papo sobre Coleta Seletiva e Pandemia – Para promover reflexões sobre a importância da separação dos materiais recicláveis, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, também será realizada uma live sobre Coleta Seletiva e Pandemia no dia 21 de junho. O bate-papo terá a participação de Noêmia Nascimento, diretora-presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), Alex Cardoso, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR/RS) e Victor Ximenes, Chefe da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Saneamento (Atec/SESAN).

A realização faz parte das metas do projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária da UFPA: percepções dos catadores de materiais recicláveis e da comunidade universitária em consequências das medidas de prevenção contra o coronavírus (Covid-19)”, coordenado pela professora Risete Maria Leão Braga, do Laboratório de Resíduos Sólidos da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental. O objetivo do projeto é expor as dificuldades para realização da coleta seletiva de materiais recicláveis, na Região Metropolitana de Belém (RMB) e no Brasil em tempos de pandemia, além de contribuir para ampliar a percepção e a formação da cidadania da comunidade universitária e da sociedade em geral, incentivando às práticas que levam a solidariedade e a sustentabilidade no ambiente universitário e fora dele.

Serviço:

Trote Solidário Sustentável “O papel do Calouro da UFPA”

Período: de 21 de junho a 21 de julho de 2021

Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bate-Papo sobre Coleta Seletiva e Pandemia

Dia: 21 de junho de 2021

Hora: 18h30

Transmissão: Plataforma Youtube

Inscrições por meio de formulário virtual

Mais informações: live.semanameioambiente@gmail.com

Texto: Divulgação Coleta Seletiva Solidária da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página