Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA amplia diálogo com a Prefeitura e com a Secretaria da Saúde de Belém

• Publicado: Domingo, 13 de Junho de 2021, 15h45

Prefeitura Complexo Hospitalar

Na última terça-feira, 8, a gestão do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará recebeu a visita do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do secretário da Saúde do município, Maurício Bezerra. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de parcerias entre a Secretaria da Saúde do Município (Sesma) e o Complexo Hospitalar Universitário, composto pelos hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), buscando melhorias nos serviços de atendimento à saúde da população.

Durante a visita, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e o vice-reitor, Gilmar Pereira, estiveram presentes. A superintendente do Complexo Hospitalar, Regina Feio Barroso, e os gerentes de Administração, Daniel Serique, de Ensino e Pesquisa, Pedro Piani, e de Atenção à Saúde dos hospitais Bettina Ferro, Rosilene Noce, e Barros Barreto, Janete Trindade, (interina), apresentaram ao prefeito um apanhado sobre as contribuições dos hospitais universitários à atenção à saúde, pois são referências no atendimento de média e alta complexidade em diversas especialidades médicas.

No dia seguinte, a gestão do Complexo Hospitalar recebeu o secretário da Saúde de Belém, Maurício Bezerra, e os representantes dos Departamentos de Regulação, Vigilância Sanitária e Recursos Humanos da Secretaria da Saúde do município. O objetivo da reunião foi discutir parcerias na resolução das demandas.

Estiveram presentes à reunião a superintendente do Complexo Hospitalar, Regina Feio Barroso, os gerentes de Administração e de Atenção à Saúde dos Hospitais, além dos chefes das Divisões Médicas, de Gestão do Cuidado, bem como dos Setores de Regulação e Avaliação em Saúde dos HUs e da Unidade de Saúde Bucal do HUJBB. Participaram, representando a Sesma, a chefe do Departamento de Regulação, Regina Hilda Brito, a chefe do Departamento de Recursos Humanos, Maria da Glória Moreira, a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Alessandra Figueiredo, e a representante da Referência Técnica em Saúde Bucal, Ceci Baker.

“A parceria com a UFPA sempre foi importante, e agora mais ainda, pois o nosso objetivo é ampliar o atendimento para 100% da população que depende do SUS, garantindo a retaguarda de atendimento nos hospitais parceiros que fazem parte da rede municipal de saúde”, comenta o secretário da Saúde de Belém, Mauricio Bezerra.

O secretário ressaltou que, durante as fases mais críticas da pandemia, os hospitais universitários prestaram apoio para a rede municipal, sendo o Barros Barreto referência para casos graves de Covid-19, de março a julho de 2020, retomando os leitos clínicos e de UTI-Covid-19 em março de 2021, para o enfrentamento da segunda onda. “O HUJBB sempre prestou uma contribuição inestimável, portanto todas as ações que incentivem parcerias com a UFPA e os hospitais Bettina Ferro e Barros Barreto são sempre muito importantes”, concluiu.

Para a superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, Regina Feio Barroso, o diálogo entre a gestão dos hospitais universitários e o município é de extrema importância, para beneficiar os usuários do SUS que são enviados aos hospitais pelo Departamento de Regulação de Belém. “Além disso, somos hospitais de ensino, com uma expertise única e profissionais qualificados no atendimento de média e alta complexidade para a população. Por isso a exposição das nossas demandas para a Sesma é fundamental, para que eles nos ajudem a melhorar os serviços, os quais compõem a rede de saúde de Belém, possibilitando que mais pessoas sejam contempladas”, ressalta a superintendente.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, destacou: “Nossos hospitais desenvolvem um serviço de enorme valor para a saúde pública em Belém e, neste período da pandemia, redirecionaram seus esforços para contribuir com o enfrentamento da Covid-19. O fortalecimento da parceria com a Prefeitura de Belém é fundamental para que o nosso trabalho esteja sempre sintonizado com as necessidades da população”.

Texto: Unidade de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFPA
Foto: Mácio Ferreira - Agência Belém