Página inicial > Ultimas Notícias > Contagem regressiva para I Encontro Norte das Fundações de Apoio

Contagem regressiva para I Encontro Norte das Fundações de Apoio

• Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 15h26

enfap confies

Nos próximos dias 23 e 24 de junho de 2021, haverá o I Encontro Norte das Fundações de Apoio (Enfap), evento do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). Com o objetivo de promover a integração e a discussão de temas relacionados ao universo de atuação das fundações, o I Enfap/Confies será totalmente on-line e gratuito. Para participar,  é necessário fazer inscrição no site do evento para ter acesso à plataforma de transmissão dos debates.

O I Enfap/Confies será um espaço de debates sobre o futuro da Ciência e Tecnologia, os desafios de se fazer Ciência na Amazônia, Rota 2030, o futuro pós-pandemia, além de outras discussões importantes para o atual contexto de crise sanitária e sucessivos cortes em seus orçamentos das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica.

A abertura do evento ocorrerá no dia 23/6, às 16h30, com a participação do reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, que também  participará da mesa de debates “Os desafios de fazer Ciência na Amazônia”, com o pesquisador, professor e copresidente do Painel Científico para Amazônia (ONU/USP), Carlos Nobre. A mesa contará com a mediação da reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marcele Regina Pereira.

A programação terá também a participação da escritora, historiadora e pesquisadora Lilia Schwarcz. Ela e Carlos Gadelha, cientista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, falarão sobre o histórico da pandemia da Gripe Espanhola no país e sobre  o Complexo Econômico Industrial da Saúde, projeto desenvolvido pela Fiocruz. Haverá, ainda, debates acerca das seguintes temáticas: Fundações e Perspectivas na Crise; Marco legal: Desburocratização da Relação Fundação e Apoiada; e Rota 2030 e a Suframa.

Sobre o Confies - O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica  é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.

Texto e arte: Divulgação