Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > III Festival do Filme Etnográfico do Pará promove o cinema indigena no Brasil
Início do conteúdo da página

III Festival do Filme Etnográfico do Pará promove o cinema indigena no Brasil

  • Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 13h27

Festival Filme Etnográfico

As inscrições para a 3a edição do Festival do Filme Etnográfico no Pará estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente até o dia 27 de junho. Para esta edição, além da já tradicional Mostra Competitiva Jean Rouch, que premia os melhores filmes etnográficos, acontecerá a Mostra Competitiva Divino Tserewahú, voltada especificamente para o Cinema Indígena. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual (Visagem) da UFPA, ocorrerá entre os dias 16 e 21 de novembro e irá premiar o melhor Curta, Média e Longa-Metragem desses tipos de produção.

O festival surgiu da necessidade de criação de canais de exibição e premiação para essas produções no Brasil. O objetivo da Mostra Competitiva Divino Tserewahú é promover os valores e o respeito às culturas originais, por meio da divulgação de produções cinematográficas indígenas, isto é, que tenham o envolvimento direto de indígenas na criação do filme, como na filmagem, na fotografia, no roteiro, na edição, entre outras áreas, além de impulsionar a popularização desses filmes no Brasil. 

“O audiovisual tem essa potencialidade da divulgação, da denúncia e do que se quer mostrar, ou seja, o povo indígena, quando assume o protagonismo da produção audiovisual,  mostra o que ele quer: um ritual, uma dança, uma cultura, seu dia a dia e também as atrocidades que eles vêm sofrendo nos últimos séculos, especialmente nos últimos anos. E é isto que a gente quer: que a Mostra seja mais um canal, mais uma janela que se abre para essa produção tão importante que é o Cinema Indígena”, ressalta o professor e coordenador do festival, Alessandro Campos.

Para participar de ambas as Mostras, serão aceitos os filmes lançados a partir de 2018. A avaliação para decidir os premiados será realizada por um júri composto por diversos produtores, cineastas, pesquisadores, além da participação do público. Todos os filmes participantes das Mostras Competitivas Festival serão exibidos pela Plataforma de streaming Amazônia Flix. A princípio, o evento está programado para ocorrer de forma virtual e presencial, podendo mudar de acordo com as normas de biossegurança vigentes na data da sua realização. 

Mostra Divino Tserewahú - Homenageando o pioneiro do Cinema Indígena brasileiro, a mostra se destina às produções audiovisuais realizadas por indígenas que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. Serão aceitas as produções fílmicas realizadas por indígenas (direção, produção executiva etc.) e não apenas com temática indígena. A inscrição é gratuita e poderá ser feita até o dia 27 de junho de 2021, no site do evento.

Mostra Jean Rouch - Em homenagem ao antropólogo francês, a mostra é destinada às produções em filmes etnográficos nacionais e internacionais que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico e afins. A inscrição é gratuita e pode ser feita também até o dia  27 de junho de 2021, no site do evento.

Serviço:

III Festival do Filme Etnográfico do Pará promove o Cinema Indígena no Brasil

Data: De 16 a 21 de novembro de 2021

Inscrição: até o dia 27 de junho, no site do evento

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página