Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor empossa nova coordenação do Campus Universitário do Tocantins - Cametá
Início do conteúdo da página

Reitor empossa nova coordenação do Campus Universitário do Tocantins - Cametá

  • Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 17h49

Posse Cameta

Em sessão realizada na noite do último dia 12 de junho, o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, empossou a nova coordenadora do Campus Universitário do Tocantins - Cametá, Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, e o novo vice-coordenador, Eraldo Souza do Carmo. A cerimônia foi realizada presencialmente, de forma restrita, respeitando as normas de biossegurança, e transmitida ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube.

Estiveram presentes, além do reitor e dos novos dirigentes, o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, o ex-coordenador do Campus professor Doriedson do Socorro Rodrigues e, de forma virtual, o senador Paulo Rocha. O ex-vice-coordenador professor Adalberto Portilho Costa não pôde comparecer por motivos de saúde na família.

A sessão iniciou com a assinatura dos termos de posse da nova coordenação, seguida pelos pronunciamentos. O professor Doriedson Rodrigues, que já foi vice-coordenador do campus por oito anos e coordenou-o por mais oito anos, fez um discurso emocionado, agradecendo à comunidade e à Administração Superior pelo apoio ao longo da sua gestão. 

“Foi um prazer ser coordenador deste campus, criando as condições com a Administração Superior, os técnicos, os colegas e com os amigos professores, os estudantes, os movimentos sociais, as instituições, as prefeituras da região, os sindicatos e com todos aqueles que lutam em defesa da universidade, para que mais jovens estivessem dentro desta unidade. O dia de hoje é de gratidão”, declarou.

Posse Cameta 3Novos dirigentesO novo vice-coordenador do campus, professor Eraldo do Carmo, falou dos compromissos e desafios da nova gestão: “Queremos que o nosso espírito de universidade inclusiva se some ao grande projeto da Universidade Federal do Pará, que busca ser referência de ensino e pesquisa no Brasil e internacionalmente. O compromisso que esta gestão assume é continuar trabalhando para o fortalecimento de uma universidade que se preocupa com a inclusão social dos nossos alunos, uma universidade que busca consolidar cada vez mais a pesquisa e a extensão na Amazônia”.

A professora Lucilena Gonzaga, nova coordenadora do campus, recordou o histórico de avanço e crescimento da UFPA na região do Baixo Tocantins e lembrou-se de sua própria trajetória acadêmica, como egressa, professora e agora coordenadora do campus: “Sem nenhuma pretensão, mas com muita esperança, eu assumo hoje este cargo com responsabilidade e fazendo um apelo, nas palavras de Carlos Drummond de Andrade, ‘Não nos afastemos muito. Vamos de mãos dadas’. Eu espero contar com as mãos de cada professor, de cada técnico e de cada aluno que nutre um zelo e um amor enorme por este campus”. E finalizou: “O meu pai foi o primeiro vigia da casa dos professores da Universidade Federal do Pará em Cametá. Ele ficou muito feliz. Quem poderia imaginar que a filha do vigia seria, um dia, coordenadora deste campus? Eu acreditei, mas eu estou aqui porque muitos acreditaram em mim e eu quero dar essa garantia de todo o esforço, de toda a dedicação, de todo o trabalho que eu puder fazer em favor dessa comunidade que tanto precisa e que tanto espera”.

Os desafios da Universidade Prosseguindo com os pronunciamentos, o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, rememorou também sua trajetória na gestão do campus e o forte vínculo cultural que passou a ter com o Pará, sendo maranhense, por meio da acolhida na região do Baixo Tocantins. Também desejou sucesso à nova gestão: “A universidade é um ente vivo. É um ente em construção sempre. E ela só será importante quando a gente se der conta de que ela sempre está precisando de algo mais. Eu queria desejar sucesso à professora Lucilena e ao professor Eraldo e me colocar à disposição como professor e vice-reitor, ao lado do professor Emmanuel, para construirmos esse patrimônio tão importante para o povo brasileiro, sobretudo para a comunidade do Baixo Tocantins”.

Posse Cameta 4

Na sequência, o senador Paulo Rocha proferiu seu discurso destacando como a expansão do ensino superior e o acesso da população menos favorecida à universidade foram conquistas decorrentes das lutas de muitas gerações. “Eu sou um militante que tem a educação como um instrumento estratégico no desenvolvimento humano de uma sociedade e também valorizo essa dimensão que está sendo impressa na Universidade Federal do Pará, que é da inclusão social, econômica, na ciência, na cultura. Isso reforça cada vez mais a tarefa da nossa geração. Nós somos movidos de muita fé, de muita esperança e da certeza de que estamos no caminho certo”.

O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu o trabalho desenvolvido pela gestão anterior do campus: “Ao longo dos últimos oito anos, o Campus Universitário do Tocantins em Cametá cresceu e se fortaleceu como unidade acadêmica, graças ao esforço de muitas pessoas e com a liderança do professor Doriedson Rodrigues”. Também deu as boas-vindas aos novos dirigentes: “À nova coordenadora e ao novo vice-coordenador do campus, desejo sucesso e muitas novas conquistas. Temos a certeza de que o campus está em excelentes mãos, de que realizarão um excelente trabalho. Contem sempre com o apoio e a parceria da Administração Superior da UFPA”. 

O reitor reforçou ainda a importância do projeto de universidade pautado na excelência acadêmica e na preocupação permanente com a inclusão social: “Precisamos fazer uma universidade cada vez melhor, com ensino de excelência e com produção de conhecimento científico e tecnológico de ponta, relevante para o desenvolvimento da Amazônia. E precisamos de uma universidade que faça isso contribuindo para a transformação da realidade social da Amazônia. A Universidade trabalha pela cidadania. E vemos isso acontecendo em Cametá e nos municípios onde a Universidade possui polos”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagens: Reprodução da transmissão

registrado em:
Fim do conteúdo da página