Página inicial > Ultimas Notícias > Reitores e vice-reitores da UFPA e da UEPA discutem parcerias

Reitores e vice-reitores da UFPA e da UEPA discutem parcerias

• Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 17h52

Visita reitor UEPA 1

Nesta segunda-feira, 14 de junho, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, e o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, receberam a visita do reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Clay Anderson Nunes Chagas, e da vice-reitora, Ilma Pastana Ferreira. Em pauta, as possibilidades de parceria entre as instituições.

O reitor e a vice-reitora da UEPA foram empossados na última semana e iniciam nova gestão na instituição. Na reunião, apresentaram o interesse na colaboração com a UFPA em várias áreas, a exemplo da Assistência Estudantil, considerando a experiência de estruturação e gestão de programas e auxílios pela Universidade Federal do Pará.

A gestão multicampi também foi mencionada como uma área de parceria, visto que as instituições possuem campi em vários municípios onde podem desenvolver atividades e projetos conjuntos, assim como otimizar o uso de espaços. Do mesmo modo, discutiu-se o potencial das áreas de extensão das universidades para potencializar o impacto social das instituições no estado.

Visita reitor UEPA 2Os gestores ainda dialogaram sobre a situação financeira das universidades e a importância da união entre as instituições, em nível estadual e federal, para o fortalecimento da autonomia universitária e para a garantia do financiamento público do ensino superior. Para o reitor da UEPA, Clay Chagas, “É muito importante a articulação das nossas instituições nos fóruns existentes, principalmente no cenário político e econômico em que vivemos”.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, colocou a UFPA à disposição para colaborar com a UEPA nesta nova gestão: “A UEPA é nossa parceira no desenvolvimento da educação superior no estado do Pará, criando oportunidades de acesso, oferecendo serviços de qualidade à população e realizando pesquisa em áreas estratégicas para a Amazônia. Podemos e devemos interagir mais, de modo a incrementar o impacto de nossas ações e avançar em áreas estratégicas para o nosso trabalho”.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.