Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário discute a arquitetura das Instituições de Educação Infantil nesta segunda, 21

• Publicado: Sábado, 19 de Junho de 2021, 14h09

Seminario FEIPA Portal

Nesta segunda-feira, 21 de junho, das 16h às 18h, a Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Fórum de Educação Infantil do Pará (FEIPA), realiza o Seminário “Arquitetura das Instituições de Educação Infantil: desafios e criatividade”. O evento será on-line, com transmissão ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube.

A proposta do evento é discutir a arquitetura das creches e pré-escolas no estado do Pará considerando a diversidade de cultura da população, composta por indígenas, quilombolas, ribeirinhos e, a necessidade de valorização da participação dessa população na definição de políticas públicas para os seus próprios territórios.

Participam das discussões o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; a arquiteta e urbanista Ana Beatriz Goulart de Farias; a professora do curso de Pedagogia da UFPA, Celi da Costa Silva Bahia; o professor de Arquitetura da FACI e ESAMAZ, José de Andrade Raiol; e o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, Raul Ventura Neto.

O Seminário dá prosseguimento a um conjunto de debates que já vem sendo feitos para refletir a importância de associar a infraestrutura à concepção de criança e de infância e às condições sociais, econômicas e ambientais do contexto amazônico. Sobretudo no cenário pandêmico, as construções ou reformas de espaços escolares ainda precisam considerar ventilação e luminosidade adequadas, assim como garantir o devido distanciamento social.

As construções das Instituições de Educação Infantil consideram a criança como sujeito histórico cultural que aprende e se desenvolve por meio das interações e da brincadeira?

A infraestrutura das Instituições de Educação Infantil considera as normas previstas na legislação quanto ao tamanho dos espaços, mobiliário e equipamentos, atendendo a faixa etária e as necessidades de acessibilidade e segurança das crianças? São analisadas as características climáticas da região de modo a garantir a arborização, jardins e hortas que contribuam nas atividades e cuidados nas creches e pré-escolas? É respeitado o bioma amazônico e as diversas regiões com as suas peculiaridades? Essas e outras questões serão debatidas no Seminário e poderão ser acompanhadas por docentes, gestores, movimentos sociais, pesquisadores, profissionais da área de Educação Infantil e a sociedade em geral.

Data e horário: 21 de junho, das 16h às 18h.
Transmissão ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube.