Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes da UFPA recebem tablets doados pela empresa Hydro

Estudantes da UFPA recebem tablets doados pela empresa Hydro

• Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 12h22

Entrega tablets 2 Portal

Estudantes dos diversos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) receberam, neste mês de junho, 890 tablets doados pela empresa Hydro, com o objetivo de contribuir para o Programa de Inclusão Digital da UFPA. A entrega dos equipamentos foi feita para estudantes em situação de vulnerabilidade, classificados em processo seletivo, e ocorreu atendendo a todas as recomendações sanitárias.

Tiveram prioridade para receber o equipamento da marca Samsung, modelo Galaxy 32GB, estudantes indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos(as). Para que não houvesse aglomerações, os estudantes do campus de Belém receberam, via e-mail, o local e a data para fazer a retirada do material. Nos demais campi, as coordenações organizaram a entrega para que estudantes pudessem também obter o tablet de forma segura.

A empresa Hydro fez a doação dos tablets em março deste ano, possibilitando a abertura de edital para direcionar os equipamentos a estudantes universitários com dificuldades de custeio de dispositivos digitais, no contexto das atividades acadêmicas remotas. Após período de inscrição e processo seletivo com análise da documentação dos estudantes inscritos, foi possível planejar a entrega dos tablets.

Entrega tablets 3 PortalA estudante do curso de História do campus de Ananindeua, Valdina da Silva Lima, foi uma das estudantes que receberam o tablet. Segundo Valdina da Silva, o equipamento vai contribuir para a melhoria da qualidade dos seus estudos. “Durante a pandemia, perdi o emprego e não tinha como comprar notebook para as aulas remotas. Eu precisava de um tablet que pudesse suportar os textos e vídeos das atividades que o celular não conseguia suportar. Em nosso campus tem muitos alunos carentes e esse programa da UFPA de ofertar tablet e chips foi essencial para nós”, afirma a estudante.

Já a estudante quilombola Joseane do Socorro Moraes, do curso de Pedagogia em Belém, relata que solicitou o tablet porque estava assistindo aula com o celular: “Com o telefone é muito dificultoso de fazer as leituras, fica muito cansativo e atrapalha a motivação. Quando a UFPA abriu o edital, eu fiz a inscrição e já estou utilizando. Até para assistir a vídeos indicados pelos professores, fica mais fácil. Esse programa da UFPA foi muito bom, não somente para mim, mas para vários colegas quilombolas que, neste momento de pandemia, precisam continuar estudando”.

Entrega tablets 1 PortalO estudante indígena Rafael Tembé, de Medicina, agradeceu ao reitor e à Universidade esta e outras políticas e programas que têm sido fundamentais para o ingresso e a continuidade de estudantes indígenas no ensino superior público.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, a parceria com empresas “contribui para o desenvolvimento da região, na medida em que possibilita o fortalecimento da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação produzidas na Universidade Federal do Pará. Nossa parceria com a Hydro tem sido muito positiva e ficamos felizes de, com a sua contribuição, promover também a inclusão digital de nossos estudantes”, destacou.

A entrega dos tablets integra um conjunto de ações da UFPA para a inclusão digital de estudantes que tiveram a situação de vulnerabilidade social agravada pela realidade de pandemia. A UFPA também ofertou, neste período, auxílios para a aquisição de computador, notebooks e chips com dados móveis de internet. No total, o Programa Inclusão Digital da UFPA já concedeu 5.520 auxílios na modalidade chips e 2.824 na modalidade equipamentos.

Texto: Assessoria de Comunicação da SAEST, em parceria com a Ascom/UFPA
Fotos: Tel Guajajara, Ana Lúcia Oliveira e Acervo do campus de Ananindeua