Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Eco Xingu é reconhecido pela ONU como uma das melhores iniciativas de boas práticas no mundo

• Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 17h06

Eco Xingu 2

O Projeto Eco Xingu, desenvolvido pelos alunos do Campus Altamira da UFPA, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das iniciativas que disseminam boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Eco Xingu é voltado para a Agricultura Familiar e visa atender aos produtores rurais da região da Transamazônica e do Xingu.

Coordenado pelo Time Enactus UFPA Altamira, o Eco Xingu surgiu da necessidade de desenvolver práticas de educação ambiental, principalmente no que diz respeito ao descarte de plásticos usados na produção de mudas e a substituição deles por eco-tubetes, produto feito com garrafas PET.

‘‘Já conhecíamos a questão do descarte indevido de sacos plásticos após o plantio das mudas, mas, depois de uma pesquisa realizada na comunidade, descobrimos que, além de descartados, os plásticos também são queimados, o que culminava na poluição dos ambientes. Isso era uma problemática devido à falta de conhecimento de educação ambiental e, a partir daí, nasceu o Eco Xingu, no qual nós criamos esse recipiente sustentável chamado eco-tubete’’, explica a aluna do curso de Engenharia Florestal e líder do Time Enactus UFPA Altamira, Karina Quadros.

Eco Xingu 1A pesquisa mostrou ainda a necessidade de oferecer uma maior assistência para que os produtores rurais pudessem desenvolver suas atividades. A partir de então, passou-se a ter uma troca de conhecimento entre os produtores e os integrantes do Eco Xingu, contemplando os produtores com um conhecimento mais amplo acerca da educação e do cuidado ambiental, do descarte correto de resíduos e da produção dos recipientes.  O projeto também começou a realizar ações de educação ambiental na cidade de Altamira, as quais contribuem para a coleta de garrafas PET descartadas nas ruas, praias e praças, e incentiva a doação destas para o Eco Xingu, com o intuito de diminuir a poluição que elas causam ao meio ambiente, quando descartadas inadequadamente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados no Brasil e no mundo, como a erradicação da pobreza, a proteção do meio e o combate às mudanças climáticas, para promover mudanças positivas no mundo do futuro. A campanha compõe uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Para selecionar projetos que apresentem soluções inovadoras, sustentáveis e que contribuam para a implementação da agenda de 2030, a ONU realizou a Segunda Chamada Aberta para Boas Práticas dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS). Entre os projetos escolhidos, está o Projeto Xingu, que trabalha direcionado para três ODS: 02 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, 12 - Consumo e Produções Responsáveis e 14 -  Vida na Água.

Para alcançar esses objetivos, o Eco Xingu agora busca aprimorar o desenvolvimento dos eco-tubetes e iniciar sua produção em larga escala para levá-los para outras regiões do Brasil, além de ampliar as capacitações e as ações de educação ambiental voltadas à comunidade de Altamira, com a realização de atividades em praias, praças, nos campos e nas escolas.

Veja o Eco Xingu na plataforma da ONU

Para conhecer mais o Time Enactus do Campus Altamira, acesse as redes sociais Instagram  e Facebook

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação Eco Xingu