Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial 2021-2 para Indígenas e Quilombolas

• Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 12h22

Inscrições PSE 2021 2

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2021-2). No total são 336 vagas ofertadas, sendo 168 para indígenas e 168 para quilombolas, em 84 cursos em oito campi da UFPA. As inscrições serão on-line, no período de 14 a 20 de julho de 2021, e não há a cobrança de taxa de inscrição.

O processo seletivo contará com duas etapas: uma prova de redação em Língua Portuguesa e uma entrevista, ambas classificatórias e eliminatórias. As provas do PSE 2021-2 serão realizadas em Altamira e Belém (para candidatos/as indígenas) e em Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá e Soure (para candidatos/as quilombolas). A prova de redação está prevista para o dia 8 de agosto e as entrevistas ocorrerão de 9 a 11 de setembro de 2021.

O ingresso dos(as) estudantes está previsto para o 3º Período Letivo de 2021 (PL3), com início das atividades no dia 14 de outubro.

Inscrições - Para inscrição no PSE 2021-2, o(a) candidato(a) deverá comprovar seu pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, sendo residente ou não em comunidade indígena (aldeia) ou comunidade quilombola (quilombo). As solicitações de inscrição serão on-line, pelo site do ceps.ufpa.br. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá indicar sua primeira opção de curso, podendo indicar também uma segunda opção dentre os cursos oferecidos no PSE 2021-2. Quem não for aprovado(a) em sua primeira opção de curso e tiver indicado uma segunda opção concorrerá às vagas não preenchidas referentes a essa opção.

Todos(as) candidatos(as) devem, ainda, enviar a Declaração de Pertencimento Étnico (conforme orientações do edital) e demais informações solicitadas por meio de um formulário que estará disponível na sessão "Inscrição/Acompanhamento”, no período de 8h do dia 14 até 23h59 do dia 20 de julho de 2021. Por isso, é importante que o(a) interessado(a) providencie, o mais breve possível, sua Declaração de Pertencimento Étnico. O documento deverá conter informações sobre vínculo de pertencimento, atuação e residência do(a) candidato(a) na comunidade.

No caso de estudantes indígenas, a declaração precisa ser emitida e assinada por três lideranças tradicionais da mesma etnia do(a) candidato(a) ou por lideranças políticas reconhecidas pelo povo indígena do território de origem do(a) candidato(a), fornecendo-se os números de CPF e RG das respectivas lideranças. Já a declaração de estudantes quilombolas deve ser emitida e assinada por três membros da Diretoria da Associação que representa legalmente a comunidade, de acordo com a lista previamente encaminhada pela Associação de Discentes Quilombolas da UFPA, Malungu e/ou Cedenpa, fornecendo-se os números de CPF e RG das respectivas lideranças.

Além disso, candidatos(as) que são pessoas com deficiência devem informar, também no momento da inscrição, em campo próprio, o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização das provas.

A documentação apresentada será analisada por uma comissão especial, composta por representantes de lideranças indígenas e quilombolas e por docentes da UFPA. Não serão homologadas as inscrições de candidatos(as) que não apresentarem a documentação completa exigida. A publicação das inscrições homologadas ocorrerá até 27 de julho de 2021, no site do ceps.ufpa.br.

Acesse aqui o Edital e a retificação.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA