Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Nova edição do Beira do Rio já está no ar
Início do conteúdo da página

Nova edição do Beira do Rio já está no ar

  • Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 16h31

CAPAS 1623

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22/3), o Jornal Beira do Rio lança a sua 162ª edição e traz duas matérias ligadas ao tema. Na reportagem de capa, a repórter Adrielly Araújo apresenta um estudo da pesquisadora Nircele da Silva Leal Veloso sobre política pública de abastecimento pluvial.  O trabalho analisa o modelo de abastecimento desenvolvido pelo Projeto Sanear Amazônia em quatro áreas de reservas extrativistas locais. 

A contaminação com fármacos nas águas do Complexo Bolonha, área responsável por 70% do abastecimento da população da Região Metropolitana de Belém, é o destaque da matéria Falta Saneamento, sobra contaminação”, de Bruno Roberto, sobre a dissertação da engenheira sanitarista e ambiental Juliane Ribeiro das Chaves. Entre os resultados identificados, o estudo apontou que, apesar de reduzir a concentração de fármacos encontrados, o processo de tratamento da água não removeu totalmente a contaminação por tais substâncias. 

Outro destaque no número é o estudo realizado por Sara das Mercês Silva, que dedicou sua dissertação à utilização da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo um software de realidade aumentada, capaz de auxiliar no ensino participativo da Física, Química e Matemática. 

Na seção “Opinião”, a historiadora Elanne Natividade Odorizzi fala sobre as dimensões da identidade de resistência em território quilombola baseada na Pesquisa Culturas e Memórias na Comunidade Nossa Senhora das Graças em Moju-PA: identidades e resistência.  A entrevista com Davi Pereira Junior, doutor em Estudos Latinos e Afro-Americanos, aborda o drama dos quilombolas do município de Alcântara, no Maranhão, que sofrem as consequências da ampliação da Base Espacial de Alcântara.   

A nova edição do Jornal Beira do Rio está disponível na versão eletrônica e em PDF, no endereço http://www.beiradorio.ufpa.br/. O número marca o retorno da versão impressa, com tiragem de três mil exemplares.   

 Texto: Edmê Gomes - Jornal Beira do Rio

registrado em:
Fim do conteúdo da página