Página inicial > Ultimas Notícias > Diretoria toma posse no Núcleo de Medicina Tropical da UFPA para novo período de gestão

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 09h18

Posse NMT

A Diretoria do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (NMT/UFPA) foi empossada na tarde da última segunda-feira, 28 de março. As professoras Edna Aoba Yassui Ishikawa e Luisa Caricio Martins deixam suas antigas funções diretivas para exercer, respectivamente, os cargos de diretora-geral e diretora-adjunta do Núcleo, no quadriênio 2022-2026.

A solenidade de posse, realizada no anfiteatro do Núcleo, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, foi conduzida pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, acompanhado pelo vice-reitor Gilmar Pereira da Silva. Na plateia, dirigentes acadêmicos, docentes e discentes ligados à Unidade.

29.03.2022 Posse Diretoria NMT Foto Alexandre de Moraes 20Na ocasião, o reitor agradeceu o empenho das professoras na condução do NMT, destacando o papel importante da Unidade para a UFPA. “Além de projetar a UFPA em uma área que é fundamental na atuação de uma universidade pública localizada na Amazônia, o Núcleo, por meio do trabalho de vocês, tem dado muitas contribuições ao desenvolvimento de outras unidades, a exemplo da oferta de turmas de Mestrado e Doutorado em Altamira e da criação de uma Residência Multiprofissional em Bragança. O NMT se destaca na colaboração com as conquistas do projeto de interiorização da UFPA”, destacou Emmanuel Tourinho.

29.03.2022 Posse Diretoria NMT Foto Alexandre de Moraes 16“É um Núcleo que poderia ser tão focado na pós-graduação, mas consegue mostrar a dimensão que é combinar pesquisa, pós-graduação, extensão e articulação de ensino, oferecendo grande apoio para nossa perspectiva de universidade multicampi”, complementou o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva.

Também compareceram à cerimônia pró-reitores, dirigentes de unidades e subunidades da área da Saúde, dirigentes de residências e do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará.

29.03.2022 Posse Diretoria NMT Foto Alexandre de Moraes 11Nova gestão - Durante o seu discurso de posse, a nova diretora-geral do NMT saudou os presentes e lembrou a história do Núcleo, que tem origem no Núcleo de Patologia Regional e Higiene (NPRH), criado ainda na década de 1960. Ela falou sobre o cenário de dificuldades orçamentárias e ratificou a importância de parcerias para a continuidade das ações.

“Mesmo com todas as dificuldades das quais temos consciência, vamos continuar nos organizando, criando, recriando e mantendo nossas parcerias para manter nossa unidade em atividade. Nosso compromisso é manter abertos os diálogos para atuar cada vez mais em colaboração, aumentando nossas publicações e, o principal, sem deixar de atender nossos pacientes, ajudando, assim, a contribuir para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas”, pontuou a diretora-geral, recém-empossada, Edna Aoba Yassui Ishikawa.

Atualmente, as atividades de ensino do NMT estão organizadas por meio do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais, com níveis de Doutorado e Mestrado Acadêmico; do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Amazônia, em nível de Mestrado Profissional; e da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança, no município de Bragança.

29.03.2022 Posse Diretoria NMT Foto Alexandre de Moraes 10Deixando o cargo de diretora-geral para assumir o de diretora-adjunta, a professora Luisa Caricio Martins agradeceu à comunidade do NMT, em que esteve à frente nos últimos dez anos. “Hoje se encerra um ciclo e a palavra é gratidão. Os desafios não foram fáceis. Houve vitórias, derrotas, alegrias e tristezas, mas sempre com o apoio da comunidade. Os últimos dez anos foram de continuidade a um trabalho iniciado por outros diretores e, assim, seguirá. As conquistas no NMT são todas coletivas”, avaliou a nova diretora-adjunta.

NMT - O Núcleo de Medicina Tropical é uma unidade interdisciplinar da UFPA destinada ao ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão na área de Doenças Tropicais e demais temas de Saúde na Amazônia. Possui como missão promover a articulação e integração nas diferentes áreas da saúde, com o propósito de fomentar o desenvolvimento socioambiental e a melhoria da qualidade de vida da população amazônica. Junto à pesquisa, o espaço desenvolve diferentes projetos de extensão com a oferta de atendimentos clínico e laboratorial gratuitos nos diagnósticos das diferentes doenças tropicais. Sua criação foi efetivada em 22 de março de 1991 com a transformação de Núcleo de Patologia Regional e Higiene em Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará.

Texto: Edmê Gomes - Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA