Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus da UFPA de Altamira recebe a presença do professor Bruno Simões, especialista em herpetofauna
Início do conteúdo da página

Campus da UFPA de Altamira recebe a presença do professor Bruno Simões, especialista em herpetofauna

  • Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 12h34

Portal 2022 1

Esta semana, o Campus da UFPA de Altamira vai receber a visita do professor Bruno Simões, especialista em estudos que envolvem a herpetofauna europeia, tropical da Austrália e sul-americana. O professor ficará cerca de uma semana na cidade, para dar início a uma parceria que vai estudar a evolução da visão nas serpentes amazônicas. A vinda de Bruno Simões à região amazônica recebe o apoio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (Paci), pertencente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer).

O professor Bruno Simões atua como docente na Playmouth University (London) e desenvolve pesquisas com o foco na evolução da visão em diversos grupos de répteis, principalmente durante alterações na ecologia dessas espécies. Essa temática se assemelha com os estudos produzidos pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC). 

Emil Jose Hernandez Ruz, professor do PPGBC, acredita que a vinda de Bruno Simões para o estado vai possibilitar a produção de trabalhos em conjunto e a submissão de propostas para captar recursos para o desenvolvimento da Ciência. “Pretendemos fazer uma comunicação entre ferramentas como a ecologia e a genética da conservação. O professor Bruno trabalha, de uma forma mais aprofundada, a evolução dos sentidos nos vertebrados. A ideia é que, no futuro, possamos nos aprofundar na evolução dos sentidos de répteis amazônicos e, assim, procurar um entendimento que possa apresentar propostas além da conservação e uso sustentável da diversidade.”

Paci - O programa tem o objetivo de incentivar a colaboração entre grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação (PPGs) da UFPA e grupos de pesquisa de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do exterior. O Paci é destinado a pesquisadores que coordenam ou são membros de algum grupo de pesquisa da Instituição, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As oportunidades dividem-se em duas categorias com valores diferentes, de acordo com o destino almejado. Para aqueles que desejam submeter seus trabalhos em instituições da América do Sul, serão concedidos auxílios de até R$10.000,00 (dez mil reais). Já os que optarem por enviar seus projetos a universidades da América do Norte ou dos demais continentes receberão valores de até R$13.000,00 (treze mil reais). Aqueles que tiverem interesse em submeter suas propostas devem encaminhá-las até o dia 2 de maio.

Para mais informações, acesse o edital.

 

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página