Página inicial > Ultimas Notícias > Campanha busca conscientizar sobre os impactos do ruído na infância

Campanha busca conscientizar sobre os impactos do ruído na infância

• Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 14h21

Campanha Ruído

“Na infância, diversão e proteção. Ruído não!”. Esse é o lema do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído ou International Noise Awareness Day (INAD), em inglês. A campanha, organizada pela Regional Norte da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac Norte), conta com o apoio do Laboratório de Acústica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (LAAC), do Instituto de Ciência e Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que vai promover atividades, com o objetivo de alertar e conscientizar a população local sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida e no meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado por suas atividades diárias.

O ruído é aquele som desagradável e inconveniente que causa desconforto ao ouvinte. Um mesmo som pode ser agradável ou se tornar ruído, dependendo do contexto, como a música alta, que é agradável para quem está em uma festa, mas se torna um empecilho na vida dos moradores próximos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ruído deve ser considerado uma questão de saúde pública por se tratar de poluição sonora, capaz de causar problemas na audição, prejuízo cognitivo, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares. Por este motivo, para que as pessoas entendam esses riscos para o comprometimento, a aprendizagem, a interação social e a saúde dos infantojuvenis, a campanha do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído terá como tema, este ano, “Efeitos do Ruído na Infância”.

“O objetivo da campanha é conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos. Isso inclui a conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias. Em virtude da natureza irreversível e cumulativa dos danos à saúde auditiva, torna-se fundamental a educação sobre a preservação da audição ainda na infância”, informa o coordenador local da campanha, Paulo Chagas.

Programação - A campanha contará com três atividades voltadas para diferentes públicos.  A primeira, que foi realizada nesta terça-feira, dia 26 de abril, restrita aos alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental I da Escola de Aplicação da UFPA. A ação contou com uma palestra sobre os impactos do ruído na saúde, além da distribuição de material educativo e da realização de atividades interativas entre as crianças para a percepção da paisagem sonora local.

A segunda atividade será virtual, no dia 27 de abril, com a transmissão do Webinário “Efeitos do Ruído na Infância”, que será realizado em parceria com a Fiocruz, o Ibama e a Sobrac. O webinar será transmitido pelo canal do Youtube Copege Fiocruz, das 9h30 às 11h30.

Por fim, no dia 1º de maio, acontecerá na Praça da República a distribuição de panfletos e a divulgação de informações detalhadas sobre a preservação da saúde auditiva infantil. A ação  contará com a presença de membros da Sobrac Norte e do LAAC.

Campanha Dia Internacional de Conscientização do Ruído

Dia 27 de abril - Webinar "Efeitos do Ruído na Infância”

Hora: 9h30 às 11h30.

No Canal do YouTube da Copege Fiocruz