Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA está entre as 400 melhores instituições do mundo em impacto no desenvolvimento sustentável
Início do conteúdo da página

UFPA está entre as 400 melhores instituições do mundo em impacto no desenvolvimento sustentável

  • Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 09h01

THE Impact Ranking 2022 Portal

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal do Pará (UFPA) participa do THE (Times Higher Education) Impact Rankings e melhora seu desempenho passando da pontuação total de 68,7 para 76,1. A Universidade manteve sua posição, na classificação geral, entre as 400 melhores universidades do mundo, de um total de 1406 instituições participantes de 106 países. Entre as 48 universidades brasileiras avaliadas, a UFPA está no quarto grupo de instituições mais bem posicionadas. O ranking avalia a contribuição das universidades de todos os continentes para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas. Em abril, a produção científica da UFPA também obteve destaque no ranking internacional do SCImago.

Para a edição 2022 do ranking, a UFPA submeteu informações para avaliação em dez objetivos, um a mais que em 2021: ODS 1 - Erradicação da Pobreza; ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3 - Saúde e Bem-Estar; ODS 4 - Educação e Qualidade; ODS 5 - Igualdade de Gênero; ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 10 - Redução das Desigualdades; ODS 14 - Vida na Água; ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação dos ODS, este último obrigatório para avaliação de todas as universidades participantes. Para a classificação geral, foram consideradas as avaliações nos três objetivos com melhor pontuação, que foram: ODS 1, ODS 8 e ODS 14, além da ODS 17, que é mandatória.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “A UFPA tem enorme importância para o ensino e pesquisa da Amazônia e tem se mostrado, nos rankings nacionais e internacionais, como uma instituição também de destaque no Brasil e no mundo. O reconhecimento da contribuição da comunidade universitária para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dá visibilidade ao que comprovamos na prática: o forte enraizamento social de nossas ações e projetos, sua importância para a sustentabilidade econômica e ambiental da Amazônia e do país, a responsabilidade social da Universidade para com as populações locais e a valorização da diversidade cultural da região. Para chegarmos a esse reconhecimento, precisamos, de um lado, cumprir bem a nossa missão acadêmica e social e, de outro, informar com eficiência tudo que realizamos. Com essa visão, criamos na UFPA o Comitê de Métricas, Desempenho Acadêmico e Indicadores Interinstitucionais, sob a liderança da Proplan, que tem realizado um excelente trabalho de sistematização e divulgação de todas as ações da UFPA. Com o esforço acadêmico e de gestão integrados, ganhamos maior visibilidade e reconhecimento”.

Indicadores avaliados - A avaliação do THE Impact Rankings consiste na atribuição de pontuação e classificação por iniciativas relacionadas a cada um dos ODS, a partir de diversas métricas. Os dados e evidências são enviados pelas próprias universidades, conforme os indicadores estabelecidos para cada ODS.

Entre os objetivos em que a UFPA apresentou melhor desempenho, destaca-se o ODS 14 - Vida na Água, cujos dados foram submetidos e avaliados pela primeira vez. Na posição 50a entre 452 instituições, a Universidade evidencia o impacto de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão para o bem-estar dos ecossistemas aquáticos, com cursos de graduação e pós-graduação dedicados à formação de profissionais nessas áreas, além de estudos e atividades educativas para preservação da vida na água. Essas ações devem se intensificar no contexto da Década dos Oceanos (2021-2030), que integra a Agenda 2030 da ONU.

THE Impact Ranking 2022 Infografico

A UFPA também se classificou entre as 100 melhores universidades do mundo nos ODS 1 - Erradicação da Pobreza e ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ocupando, respectivamente, as posições mundiais 98a (entre 769 instituições) e 90a (entre 849 instituições). No primeiro objetivo, são avaliados indicadores como ações direcionadas para pessoas em vulnerabilidade, admissão de estudantes de baixa renda e programas de assistência estudantil. Já no objetivo 8, são considerados aspectos como o respeito a direitos trabalhistas, existência de políticas de combate a várias formas de discriminação e promoção da equidade de gênero.

Já no ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, a UFPA ficou entre as 101-200 melhores no ranking, sendo avaliada sua atuação na pesquisa sobre a fome, na formação em sustentabilidade alimentar e no compromisso com o combate ao desperdício de alimentos e à fome no contexto local.

Nos ODS 5 - Igualdade de Gênero e ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, a UFPA melhorou sua classificação geral, ficando na faixa 201-300; e no ODS 3 - Saúde e Bem-Estar avançou para o grupo das 301-400. Nos ODS 4 - Educação e Qualidade, ODS 10 - Redução das Desigualdades e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação dos ODS classificou-se na posição 401-600.

Destaque da UFPA entre as Universidades brasileiras - Este ano a instituição número 1 do THE Impact Rankings 2021 foi a Western Sydney University, da Austrália. Entre as 48 instituições brasileiras participantes em 2022 (10 a mais que em 2021), a USP segue liderando com melhor classificação, ocupando o 62o lugar mundial (em 2021, ficou em 48o). A UFPA ficou em 8 lugar no grupo de instituições brasileiras com melhor classificação, figurando na faixa de 301-400 junto com outras cinco instituições brasileiras. Nos ODS 1, 8 e 14, a UFPA ficou na 2a ou 3a posição entre as brasileiras.

Comitê - A fim de aprimorar a coleta, sistematização e submissão dos dados ao THE Impact Rankings e a outras avaliações nacionais e internacionais, a Reitoria da UFPA criou um Comitê de Métricas, Desempenho Acadêmico e Indicadores Interinstitucionais. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Yoshino, preside o grupo e avalia que o trabalho coletivo possibilitou mobilizar os dados institucionais e as evidências das ações e resultados da Universidade. “A cada ano, a UFPA tem qualificado a submissão de dados, de modo a aproximar o máximo possível o resultado das avaliações da realidade da instituição. Ficamos bastante felizes com o desempenho deste ano, em que, mesmo com o ingresso de novas instituições na avaliação, a Universidade se manteve entre as 400 melhores instituições e melhorou o desempenho em vários ODS. Nossa meta é ampliar a participação da UFPA submetendo informações para outros ODS em que também temos ações convergentes”, pontuou a pró-reitora.

Sobre os ODS - Os ODS reprensentam um apelo global à ação para a erradicação da pobreza, para a proteção do meio ambiente e do clima e para a garantia de que todas as pessoas, em todos os lugares, possam conviver em paz e com prosperidade. A participação, com destaque, neste ranking revela o papel da UFPA na busca por melhorias para a qualidade de vida em nível regional, mas também internacional, resultado de diversas políticas e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão.

Para saber mais sobre o THE Impact Rankings 2022, acesse aqui.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página