Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe visita da chanceler conselheira do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos
Início do conteúdo da página

UFPA recebe visita da chanceler conselheira do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos

  • Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 14h00

Cooperação Cuba

Na última sexta-feira, 20 de maio, a Universidade Federal do Pará recebeu a visita da chanceler conselheira do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (ICAP), Tania Parra. A diplomata estava acompanhada por José Ribamar Oliveira e Paulo Rodrigues, representantes do Movimento Cabano em Apoio às Lutas pela Autodeterminação dos Povos (Mocap), e foi recebida pelo vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, e pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa.

A pauta da reunião visava ao estabelecimento de parcerias para cooperações acadêmicas e culturais, assim como para dialogar sobre a realização da Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba, a ser realizada em junho de 2023, em Belém.

O ICAP é o órgão do governo cubano que faz diplomacia com movimentos sociais de todos os países. Tania Parra esteve em Belém para uma agenda de atividades e buscou o contato com a Universidade, reconhecendo a instituição como um centro de excelência fundamental para o diálogo. “É uma honra visitar a Universidade, fiquei apaixonada pelo rio, por Belém. É a primeira vez que venho ao Brasil, e, pelo que conhecemos, Belém tem todas as condições para sediar a convenção de solidariedade e será importante o diálogo com a Universidade, visto que o evento tem como proposta intercambiar experiências e ideias pela paz mundial”.

A chanceler também apresentou possibilidades de intercâmbio acadêmico e cultural com instituições cubanas e explicou que o sistema de universidades no país é totalmente gratuito, com universidades em todas as províncias, com as quais o ICAP pode construir a mediação para parcerias.

O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva apresentou brevemente a estrutura da UFPA, sua capilaridade e seu papel de liderança científica na Amazônia. “É sempre um prazer receber representantes da política internacional de diversos países. A Universidade Federal do Pará está sempre aberta para estabelecer parcerias que favoreçam novas oportunidades acadêmicas e culturais para nossa comunidade. Temos um respeito muito grande pelas experiências de educação e saúde de Cuba e estamos à disposição para continuar conversando”.

O pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa, ainda falou sobre o Centro de Internacionalização da UFPA, em que estão abrigadas as parcerias mais institucionalizadas com outros países, como as casas e cátedras, e também é um espaço de promoção de línguas e culturas estrangeiras, que poderia receber e apoiar atividades em colaboração com o ICAP.

Novas agendas serão marcadas para estreitar e consolidar as ações em parceria.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página